Herói sem capa: momentos ao lado do pai são preciosos para as crianças

(Henrique Araraki, Midiamax)

Chegou o dia deles. Neste domingo (11) é comemorado o dia daquele que não carrega 9 meses na barriga, mas é levado para sempre no coração. O pai é a figura que, desde que a criança nasce, representa o espelho a ser seguido. Independente de como o Dia dos Pais será comemorado, a data é esperada todos os anos como a oportunidade de demonstrar o amor por aquele que é o alicerce da família.

Especialistas garantem que a participação do pai na rotina do bebê logo dos primeiros minutos de vida desperta uma melhor capacidade cognitiva na criança. A afirmação não é por acaso. De acordo com a psicóloga Renata Monteiro, o pai é a primeira pessoa que a criança conhece na sociedade e a faz entender que existe um mundo fora da relação mãe e filho.

“A figura paterna é a figura que vai trazer uma referência de autoridade. Essa pessoa vai representar a autoridade no mundo social que ele vai viver quando adulto. Quando esse pai é presente e participativo, a criança desenvolve boas habilidades sociais. Ela internaliza melhor como funciona a sociedade e os limites das relações.”

Ainda sem conseguir expressar sobre fundamentos teóricos dos sentimentos, mas sabendo muito sobre como deixar o paizão feliz, os pequenos costumam guardar os momentos com os pais no lugar mais especial do coração. A psicóloga explica que o homem afetivo cria uma relação de afeto onde a criança desenvolve mais segurança nos relacionamentos sociais na vida adulta. Midiamax

 

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário