Morre o cineasta Luiz Rosemberg Filho aos 76 anos

Além de cineasta, era também artista plástico e escritor

Morreu neste domingo, 19, aos 76 anos, Luiz Rosemberg Filho, um dos mais inventivos cineastas do País. Rosemberg fez enorme sucesso de crítica com seu recente A Guerra do Paraguay, de 2017, em que recicla diversos elementos (como a peça Mãe Coragem, de Brecht) em deslumbrante preto e branco para discutir um dos temas gigantes da atualidade: o conflito entre civilização e barbárie e o papel que cabe à arte para se opor ao caos. É lindíssimo e tocante.

No ano passado, Rosemberg apresentou no Cine PE Os Príncipes, longa ainda não foi lançado comercialmente. Deixa ainda outro longa-metragem inédito, O Bobo da Corte. Seus últimos quatro filmes, incluindo Guerra do Paraguay e Dois Casamentos, foram produzidos por Cavi Borges, parceria que possibilitou a produção final dessa obra independente e de grande valor em termos de criatividade, beleza e inteligência.

Antes dessa fase mais recente, Rosemberg já era bem conhecido no ambiente cinéfilo por filmes como Balada da Página 3 (1968), América do Sexo (1969, no qual assina um episódio, Antropofagia), Jardim de Espumas (1971), A$$untina das Amérikas (1976), Crônica de um Industrial (1978) e O Santo e a Vedete (1982).

Rosemberg foi homem de muitos instrumentos. Além de cineasta, era também artista plástico e escritor. Organizou um livro sobre Jean-Luc Godard, uma das suas admirações confessas – a outra era Glauber Rocha.

Em que nicho do cinema nacional colocá-lo? Rosemberg começa a produzir sua obra num momento de inflexão entre o Cinema Novo e o assim chamado Cinema Marginal, dois grupos que se tornaram rivais em meio ao caldeirão político em que o Brasil se transformara na época. Por sua opção inabalável pelo experimentalismo, a tentação seria metê-lo no nicho dos “marginais”. Mas o fato é que o caminho de Rosemberg, embora influenciado por este ou aquele artista, esta ou aquela corrente de pensamento, se afirmou sempre como muito pessoal.

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário