Morcegos com raiva preocupam a população

CCZ auxilia na remoção do animal quando encontrado em residências – Foto: Divulgação

A incidência de morcegos em residências de Campo Grande tem preocupado a população e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está com equipe profissional para auxiliar na retirada do animal, quando encontrado em casas. O maior problema é quando o morcego é detectado com o vírus da raiva, pois dessa maneira ele pode transmitir a doença para humanos e animais domésticos. De acordo com o CCZ, o último caso de raiva em morcego foi confirmado no bairro Vilas Boas.

Nesses cinco primeiros meses de 2019, já foram confirmados três casos no total, quase o dobro do ano passado. Em 2018, foram confirmados 7 casos de raiva em morcegos. O CZZ tem vistoriado as casas e já foram 966 imóveis fiscalizados.

É comum esses animais entrarem em casas e prédios e se alojarem e telhados de residências, locais com pouca incidência de luz. Os morcegos conseguem entram em frestas de até 1 cm e para fazer a retirada correta do animal, o CZZ aconselha que o cidadão ligue no centro para obter instruções.

Quando um morcego for encontrado vivo ou morto, é necessário isolar o animal com um pano, balde ou caixa sobre ele e entrar em contato com o CCZ por telefone. É importante ainda evitar que os animais de estimação tenham contato  com o morcego e manter em dia a vacinação antirrábica anual em cães e gatos.

A vacinação é a única forma de proteção contra a doença. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos. A raiva é letal aos humanos e o vírus pode ser transmitido a partir da mordida, lambidas ou machucados causados por mamíferos contaminados, incluindo morcegos, cães e gatos.

Se uma pessoa entrar em contato direto com morcego ou for mordido por algum animal doméstico ou silvestre, deve procurar, imediatamente, a unidade de pronto atendimento (UPA/CRS) mais próxima.

Vacinação antirrábica

A vacina antirrábica para cães e gatos está disponível o ano todo no CCZ, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 21.

Serviço

O telefone de atendimento em caso de morcegos encontrados em residência é o 3313-5000 das 7h às 21h. Se o animal for encontrado fora deste horário, deve manter o morcego isolado e liga na manhã seguinte ao CCZ. Correio do Estado

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário