Preso engole faca e finge briga para tentar fugir da Papuda, em Brasília; veja imagens

Exame de scanner mostra que detento engoliu faca para fugir de presídio no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Exame de scanner mostra que detento engoliu faca para fugir de presídio no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Um plano de fuga na Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II), localizada no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, fracassou na tarde desta terça-feira (9).

Para tentar forçar a fuga, dois presos – um de 31 anos e um de 28 – fingiram uma briga na travessia entre a cela e o banho de sol. Um deles chegou a engolir uma faca improvisada. A informação foi confirmada por agentes penitenciários. A Secretaria de Segurança Pública nega a tentativa (leia mais no fim da reportagem).

Imagens gravadas na Papuda mostraram um dos detentos com o nariz quebrado.

O plano da dupla era de aproveitar o momento em que eles estivessem na viatura policial, a caminho do hospital, para abrir as algemas e atacar o policial no desembarque.

Por isso, um dos presos tinha guardado na boca uma chave artesanal para abrir a algema. Outro deles engoliu a faca, que ficou pendurada por uma linha amarrada no dente. Ele pretendia puxar a arma quando fosse atacar o policial.

Chave para abrir algema guardada na boca por detento — Foto: Arquivo pessoal

Chave para abrir algema guardada na boca por detento — Foto: Arquivo pessoal

O plano foi descoberto por uma policial da área de inteligência do sistema prisional. O caso é investigado pela 30ª DP (São Sebastião).

Os dois presos que tentaram fugir são detentos sentenciados e estão no regime fechado.

Governo nega

Ao G1 e à TV Globo, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário disse que “não houve tentativa de fuga” e informou que eles ficarão ao menos 10 dias isolados. Leia a nota completa:

“Durante o banho de sol, dois internos da unidade prisional brigaram no pátio da unidade prisional. Ao serem atendidos pela equipe médica da unidade, um dos internos confessou que havia engolido um objeto estranho. Submetido a scanner corporal foi detectado que este interno havia engolido o objeto e, em revista pessoal, verificou-se que o mesmo interno portava um pedaço de arame. Os dois internos foram encaminhados ao hospital, onde o objeto foi retirado e já retornaram à unidade prisional.

A ocorrência da briga foi registrada na 30ª Delegacia de Polícia. Os dois responderão na esfera criminal por lesão corporal. Na esfera administrativa, os internos responderão a inquérito disciplinar por ofensa a integridade física. Um deles responderá ainda por porte de objeto proibido. Os dois cumprirão, inicialmente, dez dias de isolamento, podendo ser aumentado para trinta dias, após concluída a investigação.” G1

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário