Governo federal libera servidores para trabalhar, ou não, durante os jogos do Brasil na Copa

Torcida brasileira na Praça Mauá vibra com o primeiro gol contra a Suiça (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

Torcida brasileira na Praça Mauá vibra com o primeiro gol contra a Suiça (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão anunciou, nesta quinta-feira (21), novas regras para o expediente de servidores públicos federais durante a Copa do Mundo da Rússia, nos dias de jogos da seleção brasileira.

Com a mudança, os servidores que não quiserem assistir às partidas em outro ambiente poderão trabalhar normalmente, mesmo na hora do jogo. Até esta quinta, o horário reduzido de expediente era “compulsório”.

Quem preferir aproveitar a Copa também pode – mas terá de “pagar” as horas não trabalhadas até 31 de outubro.

As novas regras passam a valer já nesta sexta-feira (22), quando a portaria deve ser publicada no Diário Oficial da União. Às 9h, o Brasil entra em campo contra a Costa Rica, no estádio de São Petersburgo.

Para os servidores que vão assistir aos jogos, os horários especiais são os mesmos:

se o jogo é pela manhã, o expediente especial começa às 14h;
se o jogo é à tarde, o expediente especial termina às 13h;
Nos órgãos que prestam “serviços essenciais”, a orientação não muda: é preciso garantir o funcionamento. Nestes casos, cabe ao chefe de cada órgão garantir que haja escalas mínimas, mesmo nos horários das partidas.

Segundo o Planejamento, essa mudança foi definida porque categorias de servidores questionaram o expediente reduzido na Justiça. A medida foi generalizada para “manter a uniformidade e a racionalidade no funcionamento dos mais de 200 órgãos”, diz a pasta.

Calendário
Até esta quinta, a regra não fez diferença porque o único jogo do Brasil, contra a Suíça, ocorreu num domingo. As próximas duas partidas estão marcadas para dias de semana, quando há expediente em todos os órgãos públicos federais.

Ainda na primeira fase, a seleção brasileira vai jogar:

nesta sexta (22), às 9h, contra a Costa Rica;
na próxima quarta (27), às 15h, contra a Sérvia. G1

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário