Após ter que se aposentar por causa da diabetes e suas complicações, jovem de 22 anos promove ação de esclarecimento sobre a doença

Jessye Ane de Souza, de Campo Grande (MS), é designer gráfica e ela ficou cinco anos sem enxergar, por causa da diabetes (Foto: Fabiano Arruda/TV Morena)

Jessye Ane de Souza, de Campo Grande (MS), é designer gráfica e ela ficou cinco anos sem enxergar, por causa da diabetes (Foto: Fabiano Arruda/TV Morena)

Uma jovem de 22 anos, que há 11 foi diagnóstica com diabetes e teve que se aposentar por causa das complicações que ela causou, promoveu neste domingo (20), em Campo Grande, uma ação de esclarecimento sobre a doença. O “Piquenique do Bem” foi realizado no Parque das Nações Indígenas.

Jessye Ane de Souza é designer gráfica e ela ficou cinco anos sem enxergar, por causa da diabetes. Só voltou a ver há sete meses. Ele conta que a doença trouxe outras consequências, como problemas nos rins, intestino, depressão e anorexia.

Convivendo com a doença em metade da sua vida, Jessye explica que promoveu o evento para usar as suas experiências e ajudar outras pessoas que passam pelos mesmos problemas e pelas mesmas angústias. São famílias que muitas vezes não sabem nem por onde começar.

Quem passou pelo evento organizado pela jovem pode medir gratuitamente os índices de massa corporal e gordura e receber orientações sobre a diabetes, prevenção e sobre nutrição.

A diabetes é o aumento de açúcar no sangue. A mais comum é a tipo 2 em que a produção de insulina é insuficiente. A tipo 1 é uma doença autoimune em que o organismo para de produzir insulina. Tem também a diabetes gestacional.

Estimativas mais recentes apontam que 16 milhões de brasileiros têm diabetes. Isso fora as pessoas que têm e ainda não sabem. Para os médicos, um dos principais problemas da doença é que os primeiros sintomas geralmente demoram a aparecer.

Por ser uma doença crônica, o paciente vai precisar mudar o estilo de vida. Exercícios físicos e uma dieta específica são indispensáveis. G1

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário