No dia 31 março é celebrado o Dia da Saúde e Nutrição em todo país. Por conta da data, foi feito um levantamento pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) que revelou que cerca de 70% da população sul-mato-grossense está na faixa de sobrepeso ou de obesidade.
O percentual refere-se a um universo de mil pessoas entrevistadas ano passado em diversos municípios do Estado. Para alertar sobre essa condição e os riscos que o sobrepeso podem causar à saúde, neste ano a entidade já deu iniciou a uma atualização da pesquisa e os resultados serão comparados com o do ano passado. A intenção é mapear a situação, que já é considerada como problema de saúde pública.
A avaliação final deste ano será entregue à Secretaria de Estado de Saúde para possível análise e implementação de políticas públicas.
A situação da obesidade como alerta não está restrita a Mato Grosso do Sul. Conforme base de dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e a obesidade atinge 20% das pessoas adultas.
Entre o público infantil, outro dado que inspira cuidados: 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso. Correio do Estado