CNH digital já está disponível para motoristas de Mato Grosso do Sul

Documento tem a mesma validade da versão impressa – Foto: Divulgação

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital já está disponível para motoristas de Mato Grosso do Sul. O Estado é a quarta unidade da Federação a informatizar o serviço, que já foi implantando em Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

O documento na versão digital só pode ser gerado para quem tem a última versão da CNH impressa, que conta com QR Code – código escaneável em aparelhos eletrônicos – na parte interna. Os códigos estão disponíveis nas habilitações emitidas a partir de 2 de maio de 2017.

Para usar a versão digital, o condutor deve ter um número de celular e endereço de e-mail cadastrados na base do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para fazer esse cadastro, basta se dirigir a qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC), informar os dados e realizar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Quem já tem certificação digital, basta comunicar todos os dados diretamente no Portal do Denatran.

Depois desse processo, motoristas podem baixar o aplicativo da CNH digital no smartphone, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Quem não tem a última versão, só poderá solicitar o documento digital depois da renovação da versão impressa. Caso queira, esse procedimento pode ser antecipado ou segunda via solicitada, porém, serão cobradas as taxas normais de cada serviço.

O documento digital terá a mesma validade da habilitação física e, na prática, facilitará a identificação, tanto para condutores quanto para agentes de trânsito, que poderão checar os dados dos documentos por meio do mesmo aplicativo, que fará a leitura do QRCode.

Dessa forma, o condutor que tiver aderido ao modelo digital poderá apresentá-lo a qualquer agente de trânsito pelo celular, evitndo multas caso tenha tenha esquecido o documento impresso, por exemplo.

O processo para obter o documento digital deve ser feito posteriormente a emissão da carteira física. É necessário passar por todo o processo de emissão da CNH impressa para depois solicitar a versão eletrônica. Correio do Estado

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged , .

Deixe um comentário