Cassilândia História: A vida de Jorcy Barbosa da Silveira

Jorcy Barbosa da Silveira

Esta história é resultado de entrevista concedida por Jorcy a Corino em meados dos anos 80.

Jorcy Barbosa da Silveira é goiano do município de Jataí, onde nasceu no dia 26 de agosto de 1925, filho de Onofre Barbosa da Silveira e de Sebastiana, uma senhora que também nos ajudou com informações sobre a história da cidade de Cassilândia.

A morte do pai ocorreu quando ela tinha poucos meses de vida e quando começou a compreendeu a vida a dor da perda havia se dissipado. Nos dias difíceis de 1954 resolveu vir sozinho para Cassilândia, haja vista que dona Sebastiana já estava morando aqui.

Conheça um pouco mais a história de Jorcy.

Chegando à cidade, começou a trabalhar com os senhores João Moura e Acir Barbosa Sandoval, proprietários da Casa Natal. Como bom trabalhador foi progredindo e juntando o seu dinheirinho. No princípio do ano seguinte, comprou a parte do Acir Barbosa e passou a ser sócio de João Moura até o ano de 1961.

Jorcy e os familiares nas comemorações de seus 80 anos em 2015

Dos mais antigos, quem é que não se lembra da Eletrônica, a primeira casa de eletrodomésticos da cidade? Jorcy lembrou que ela ficava onde passou a funcionar o Bazar Feliz, de Antônio Monteiro Caldas. Seu Jorcy não estava disposto a lidar tão-somente com comércio. Ele gostava de outros afazeres, entre eles, voar. Em 1957 aprendeu a pilotar e em 1961 comprou um avião, cujo prefixo era PT ADM 140. Entre outros que trabalhavam para ele, podemos citar o nome de Natal Piloto.

Sendo um homem de família, casou com Ivaldina Pereira Barbosa, no dia 12 de janeiro de 1957, tendo os filhos Mara Eliane, Magda Rosemary e Márcio Ernane.

Dentre outras tantas participações em nossa comunidade, Jorcy foi presidente do Cassilândia Tênis Clube em seu início. Vamos voltar um pouco para lembrar que ele deixou o comércio para dedicar-se à pequena fazenda adquirida em 1970. Na Fazenda Pontalina, distanciada a 20 quilômetros da cidade, onde criava sua manada de reses.

Além de dona Sebastiana e da irmã Maria Barbosa, também passou a morar por aqui Evangelino Barbosa da Silveira, o mais velho de todos, casado com Laurinda Barbosa de Assis, pai de quatro filhos: Judith, Lourival, Joana D’Arc, Sueni e Lauriney.

Jorcy é sogro do ex-prefeito José Donizete Ferreira de Freitas, marido de Mara, e avô do vereador Rodrigo Barbosa de Freitas.

Jorcy Barbosa da Silveira, um nome que fez por merecer registro na história da Terra de Cassinha.

O Cassilândia Urgente tomou conhecimento por meio do amigo Manoel Afonso de que a sua saúde não está boa ultimamente e nós torcemos para que Jorcy se recupere o mais breve possível, pois sua vida e a cidade se misturam após décadas de caminhada. Extraída do livro A História de Cassilândia, de Corino de Alvarenga / Fotos extraídas da página de Mara Eliane do Facebook

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged , .

Deixe um comentário