Cassilândia: MS tem estiagem há 30 dias e rios estão abaixo do nível normal, alerta Imasul

Rio Aporé, em Cassilândia

Rio Aporé, em Cassilândia – Divulgação

Com baixos acumulados de chuva nos últimos 30 dias, três rios de Mato Grosso do Sul entram em estado de alerta para estiagem, conforme boletim do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

O informe mostra que os níveis dos rios Aquidauana, Aporé e Pardo estão abaixo do nível médio. Dessa forma, entraram no nível de estiagem.

O rio com a  maior defasagem é o Aporé, em Cassilândia, justamente na região do estado que mais sofreu com a seca em junho e não registrou chuva no período. O nível do rio está em 85 cm, sendo que abaixo dos 100cm já é considerado estiagem.

A estação da Fazenda Buriti, no Rio Pardo, marcou 292cm às 7h desta quinta-feira (1º). Porém, abaixo de 300cm já entra em estado de alerta. Por fim, o rio Aquidauana mediu 198cm, apenas 2cm abaixo do nível limite, mas já está no alerta laranja do Imasul.

Todos os pontos estão localizados na região centro-norte de Mato Grosso do Sul, que recebeu volume menor de chuvas nos últimos 30 dias. Ponto da região central e o extrem nordeste,  na divisa com Goiás não registraram chuva. Já a faixa central, norte e Pantanal tiveram de 20mm a 30mm acumulados. Por fim, a região sul ficou na média de 70mm e o extremo sul teve precipitação m ais volumosa, com acumulado de até 90mm.

Veja abaixo a precipitação acumulada em junho em MS:

 

Midiamax
Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .