Campo Grande tem o pior isolamento social entre capitais e coronavírus avança em MS

Indicador medido pela consultoria In Loco ainda conferiu ao Estado o 5º pior índice do país; MS teve 3.551 casos e chega a 33 mortes

Campo Grande ficou em último entre as capitais quanto ao isolamento social e MS tem o 5º pior percentual entre os Estados. (Imagem: Reprodução)

No momento em que o novo coronavírus (Covid-19) apresenta sua maior expansão em Mato Grosso do Sul, Campo Grande voltou a figurar como a capital brasileira de pior índice de isolamento social. Já o Estado teve a quinta pior marca do país.

Dados da consultoria In Loco mostram que, no domingo (14), 45,24% dos campo-grandenses seguiram a orientação das autoridades de Saúde e ficaram em casa, evitando contato com outras pessoas.

Campo Grande superou Goiânia (GO), que durante semanas esteve a liderança do ranking e marcou 45,31% no domingo, e São Luís (MA), que após o fim do lockdown há algumas semanas viu os percentuais de isolamento despencarem.

Os melhores índices do Brasil entre as capitais saíram de Porto Velho (RO), com 55,87%, e Recife (PE), com 54,59%. A capital pernambucana é um dos principais epicentros da doença no Brasil.

Taxas estaduais

Embora os números de Campo Grande sejam os piores entre as capitais, dentro de Mato Grosso do Sul significam apenas o 25º pior isolamento social –ou seja, 24 cidades conseguiram ter percentuais ainda piores, entre elas Cassilândia (42,6%), que nesta segunda-feira (15) entrou para as estatísticas da Covid-19 do Estado ao ter seu primeiro caso confirmado, e Deodápolis (36,9%), que registrou a primeira morte pela doença.

A “boa” notícia é que nenhuma cidade ficou abaixo dos 30% de adesão ao isolamento social, defendido por autoridades de Saúde como meio mais eficiente de evitar o contágio pelo coronavírus (já que, ao não sair de casa, a pessoa evita de se expor ao micro-organismo ou de o transmitir a terceiros).

Contudo, para funcionar, o percentual deve superar os 60%, marca que não foi atingida por nenhuma cidade de Mato Grosso do Sul.

Os cinco piores índices do Estado saíram de Bandeirantes (30,1%), Deodápolis, Pedro Gomes (39,2%), Inocência (39,4%) e Glória de Dourados (39,8%). Já os cinco melhores saíram de Jaraguari (57,7%), Douradina, Sete Quedas e Batayporã (56% cada) e Corguinho (55,1%).

Já Mato Grosso do Sul teve taxa de isolamento social média de 45,9%, abaixo da nacional (48,9%). Nesta segunda-feira, o Estado totalizou 3.551 casos por Covid-19, com 33 mortes.

Sergipe (43,78%), Goiás (44,48%), Maranhão (44,48%) e Tocantins (44,57%) tiveram indicadores piores que o do Estado conforme a In Loco, que monitora a movimentação das pessoas a partir dos sinais de telefones celulares.

Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .