Secretaria de Saúde inicia compra de kits para 10 mil testes do coronavírus

Secretaria de Saúde inicia compra de kits para 10 mil testes do coronavírus

A previsão é que os novos kits cheguem em abril

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) determinou, em caráter emergencial, a compra de 200 kits de testes do novo coronavírus, que vão possibilitar a realização de 10 mil exames de detecção da doença em Mato Grosso do Sul.

Além disso, o Ministério da Saúde enviou, nesta sexta-feira (20), mais 10 kits, com capacidade para a realização de 248 exames, além dos 10 kits que tinham sido enviados no último dia 9 de março.

A previsão é que os novos kits cheguem em abril. Atualmente, o Lacen/MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul) realiza uma média de 20 a 25 testes de coronavírus por dia, com amostras enviadas de todos os municípios do Estado.

Como é feito

O exame para o novo coronavírus é um teste de biologia molecular que identifica o material genético do vírus. A cada rodada, com cerca de 30 testes ao mesmo tempo, são utilizados um exemplar positivo e o outro negativo para controle.

Na análise o laboratório utiliza amostras de secreções das vias respiratórias (do nariz e garganta). Esses materiais são coletados das pessoas com a suspeita da doença com o uso de swabs, um tipo hastes longas de plástico com algodões em suas pontas, ou aspirados por sonda. Top Mídia News

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .