Em caráter emergencial, Saúde de MS inicia compra de kits para 10 mil testes do coronavírus

Em caráter emergencial, Saúde de MS inicia compra de kits para 10 mil testes do coronavírus

Serão 200 kits de testes de coronavírus

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) faz, em caráter emergencial, a compra de 200 kits de testes de coronavírus que vão possibilitar a realização de 10 mil exames de detecção da doença. A medida atende determinação do governador Reinaldo Azambuja, para que não faltem os insumos utilizados pelo Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS) no diagnóstico da Covid-19.

Além dessa compra emergencial, chegaram do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (20) mais 10 kits, com capacidade para a realização de 248 exames, além dos 10 kits que tinham sido enviados no último dia 9 de março. Com isso, ainda restavam no Lacen/MS, material suficiente para a realização de 396 testes.

Porém, com a possibilidade de ser necessária a realização de um número maior de exames diariamente, foi aberto essa semana um procedimento emergencial para a compra de cinco mil testes, que poderão ser entregues à SES no começo de abril. Um novo processo será aberto na próxima semana, para a compra de mais cinco mil.

Atualmente, o Lacen/MS realiza uma média de 20 a 25 testes de coronavírus por dia, com amostras enviadas de todos os municípios do Estado. A capacitação do Laboratório para a realização do exame que detecta a Covid-19 deu uma agilidade muito grande no diagnóstico em Mato Grosso do Sul, já que até o início deste mês as amostras eram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.

Como é feito

O exame para o novo coronavírus é um teste de biologia molecular que identifica o material genético do vírus. A cada rodada, com cerca de 30 testes ao mesmo tempo, são utilizados um exemplar positivo e o outro negativo para controle.

Na análise o laboratório utiliza amostras de secreções das vias respiratórias (do nariz e garganta). Esses materiais são coletados das pessoas com a suspeita da doença com o uso de swabs, um tipo hastes longas de plástico com algodões em suas pontas, ou aspirados por sonda.

 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .