IBGE começa a coletar dados para nova Pesquisa Nacional de Saúde

Os pesquisadores vão visitar 108 mil domicílios em mais de dois mil municípios do País até fevereiro de 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou nesta segunda-feira, 26, a coletar dados para a nova Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Os pesquisadores vão visitar 108 mil domicílios em mais de dois mil municípios do País até fevereiro de 2020. O objetivo é traçar um verdadeiro raio x da saúde do brasileiro e do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Considerado o maior e mais completo levantamento sobre a saúde da população na América Latina, a nova PNS vai investigar a prevalência de doenças crônicas, além de outros indicadores importantes de estilo de vida, como sedentarismo, tabagismo, dieta e consumo de álcool. A pesquisa vai coletar também o peso e a altura de um morador por domicílio para aferir o grau de obesidade da população.

“Por incrível que pareça, tem muita gente no país que nunca se pesou ou se mediu”, afirmou o diretor-adjunto de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

A pesquisa deste ano é feita em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério da Saúde.

A primeira PNS foi feita em 2013 – a deste ano é a segunda. No entanto, os dados de saúde vinham sendo apurados como parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios a cada cinco anos, desde 1998, permitindo comparações.

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário