CUIDADO: número de pessoas queimadas dispara na Santa Casa

Resultado de imagem para churrasqueira de alcool bife na chapa

Um paciente pode ficar internado até 180 dias, dependendo do grau das queimaduras

Em Campo Grande, uma das referências no atendimento de pacientes com queimaduras, a Santa Casa  atendeu nos últimos dois meses cerca de 40 pessoas.

Festividades, como festas juninas e comemorações de final de ano, são comuns acidentes com fogo, seja pelo uso de fogos, fogueiras e até mesmo o álcool usado para acender churrasqueiras e fazer o famoso ‘bife na chapa’.

No mês de junho, foram realizados 21 atendimentos de pessoas com queimaduras, destes 10 foram crianças entre 0 a 10 anos por líquido superaquecido.

Atualmente, são 13 pacientes internados nos 16 leitos da unidade, sendo 4 crianças e 9 adultos. Além disto, outras 10 pessoas também passaram pelo setor neste mês de julho, por líquido superaquecido e contato direto com chamas nas criancas e álcool (bife na chapa) nos adultos.

Em média o paciente precisará de tratamento de 30 a 60 dias, dependendo do grau da queimadura. No caso das crianças pode ser que seja necessário um tratamento mais duradouro.

Tipos de queimaduras

Queimadura de Primeiro Grau

Este tipo de queimadura é superficial, e atinge a primeira camada da pele. Apesar de dolorosa, é curada em poucos dias.

Queimadura de Segundo Grau

Este tipo é mais profundo e pode causar bolhas (que não deve ser estourada) e dor, a cicatrização é mais lenta, podendo chegar há quatro semanas.

Queimadura de Terceiro Grau

Mais profunda, este tipo de queimadura pode ser esbranquiçado, pode atingir até tecido adiposo e músculos. Neste caso, a dor é inexistente justamente devido a danificação das terminações nervosas. Além disto,

Queimadura de Quarto Grau

As queimaduras 4º grau ocorrem em situações de acidentes com incêndio e explosões, podendo atingir a epiderme, derme, tecido adiposo, músculo, tendões e osso, podendo levar a vítima a amputação.Top Mídia News

 

Compartilhe:
Posted in Noticias.

Deixe um comentário