Mulher cai no golpe do WhatsApp e tem aplicativo clonado

Imagem ilustrativa

Mulher de 46 anos procurou a Polícia Civil depois de cair em um golpe, ter o WhatsApp clonado e criminosos passarem a solicitar dinheiro para os contatos dela, neste sábado, em Dourados. Reportagem publicada hoje no Portal Correio do Estado aponta que este tipo de golpe teve aumento de quase 49% no primeiro semestre desse ano no Estado e dá dicas para evitar ser vítima.

Conforme boletim de ocorrência, vítima informou que recebeu uma mensagem pelo aplicativo a convidando a realizar o cadastro em uma loja para receber descontos e que, para isto, precisaria informar um código enviado por SMS. Ao enviar o código, a mulher não conseguiu mais ter acesso ao WhatsApp e, na tela do celular, apareceu mensagem dizendo que o número estava sendo transferido para outro aparelho.

Depois do fato, amigos e contatos da agenda da mulher passaram a receber mensagens solicitando transferências bancárias, como se fosse ela quem estivesse pedindo. Diante da situação, ele avisou nas redes sociais que teve o aplicativo clonado e procurou a delegacia, onde o caso foi registrado como preservação de direito.

GOLPE

A nova modalidade de estelionato está sendo bastante aplicada em Mato Grosso do Sul.

A ação é rápida e quadrilhas trabalham sempre da mesma forma: enviando códigos por mensagem de texto se passando pela empresa do aplicativo e, assim que o usuário digita o código no campo do WhatsApp, imediatamente o dispositivo trava e a pessoa perde a conta e não consegue mais utilizar o aplicativo. A partir daí, o bandido tem acesso a conta, troca o código e com a agenda inteira da vítima nas mãos passa a pedir dinheiro para amigos e familiares.

Segundo o investigador de polícia e especialista em segurança da informação, Michel Weiler Neves, da Superintendência de Inteligência de Segurança Pública Coordenadoria de Fiscalização e Controle (SISP), é possível proteger as contas na internet e evitar crimes desse tipo. Para a prevenção, o especialista explica que é necessário ativar a verificação do  em duas etapas:

PRIMEIRA ETAPA
-Selecionar a ferramenta que possui três pontos ao lado da lupa de pesquisa.
-Configurações
– Conta
-Confirmação de duas etapas
-Inserir uma senha PIN de seis números que não seja fácil de descobrir

SEGUNDA ETAPA
-Inserir email de segurança
– Selecionar Privacidade – só meus contatos

A configuração PIN não prejudica o celular, pelo contrário, ajuda na proteção de dados como fotos de perfil e códigos, mas é necessário não esquecer a senha porque o aplicativo solicita a senha para atualização semanal. Correio do Estado

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário