Gusttavo Lima é dono de fazenda onde barragem ameaça se romper e atingir casas e rodovia em Goiás

Gusttavo Lima é dono de empresa que aparece como proprietária da fazenda onde está represa corre risco de rompimento — Foto: Érico Andrade/G1

Gusttavo Lima é dono de empresa que aparece como proprietária da fazenda onde está represa corre risco de rompimento — Foto: Érico Andrade/G1

A barragem de uma represa que ameaça se romper às margens da GO-020 está em uma fazenda do cantor sertanejo Gusttavo Lima. A Fazenda Vargem Grande fica entre os municípios de Caldazinha, Bela Vista de Goiás e Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia. Seis casas estão em risco e a orientação inicial dada pelo Corpo de Bombeiros era de que famílias e animais fossem retirados da área.

“O risco está devidamente controlado, tendo sido procedido o esvaziamento do barramento e nenhuma família encontra-se desalojada, ou seja, não houve necessidade de retirada de famílias e animais domésticos ou silvestres”, informou assessoria do cantor em comunicado enviado ao G1. (veja a nota abaixo na íntegra)

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a represa está irregular e passa por processo de licenciamento desde o fim de dezembro do ano passado. No início de 2018, o cantor e mais três pessoas foram indiciados pela Polícia Civil por crime ambiental.

O imóvel está no nome de uma empresa do cantor. A assessoria do sertanejo informou ainda que providências já foram tomadas no local e um comunicado foi enviado às polícias militar e civil, além da Defesa Civil, Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e Prefeitura de Bela Vista de Goiás.

De acordo com a superintendente de Recursos Hídricos da Semad, Cosette Xavier da Silva, duas famílias não quiseram sair do local.

“A situação está sob controle e eles estão tomando todas as providências que pedimos. Solicitamos que eles indicassem um profissional responsável pelo acompanhamento, um engenheiro civil, que está monitorando o local a todo tempo. A água está sendo bombeada da represa para o Córrego Olaria”, disse Cosette.

Sobre o licenciamento, ela informou que entre 2016 e 2017, houve um processo de licenciamento, no entanto, como houve a troca de titularidade esse processo teria que ser renovado e o outro pedido só ocorreu no fim de 2018.

O delegado Luziano de Carvalho, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), confirmou que a fazenda é mesma que em 2018 foi alvo de um inquérito policial, que indiciou o cantor Gusttavo Lima. Na época, a represa estava sendo ampliada sem licença ambiental, o que caracterizou crime ambiental.

“A represa fica a 50 metro da rodovia, aquilo é perigoso, caso tenha rompimento leva tudo. Imagina se tiver alguém passando na hora, morre”, comentou o delegado.

Bombeiros e técnicos da Semad vistoriaram na sexta-feira (17) a barragem após terem sido comunicados pela própria empresa dona fazenda. Segundo bombeiros, a estrutura apresenta rachaduras e assoreamento.

Ainda segundo os bombeiros, a represa e a propriedade são usadas para lazer.

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário