No Dia do Homem, o que se comemora, afinal?!

O Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho, é oficial no Brasil

Aos poucos, a data ganha notoriedade e força. O Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho, é oficial no Brasil e o que um dia já passou batido no calendário, a cada ano se torna mais conhecido. Contudo, o que quase ninguém sabe é o motivo para a existência da celebração.

E para não parecer desonesto, o MidiaMAIS perguntou aos donos do dia o que acham de ter uma data no calendário só para eles. Qual não foi a surpresa em constatar que a minoria sabia a respeito da celebração e menos ainda o motivo.

A princípio, o Dia Internacional do Homem é celebrado em 19 de novembro e a justificativa para a data é de conscientização em relação à saúde masculina, já que, estatisticamente, o homem é mais relapso com este assunto do que a mulher. E neste caso, a data recebe apoio da ONU (Organização das Nações Unidas).

Visto por isso, realmente faz mais sentido o Dia do Homem ser celebrado no mês 11, considerando a campanha “Novembro Azul”. Mas no Brasil, a data nacional ganhou um espacinho no calendário em julho e não há uma explicação com muito sentido para isso.

Mas tirando esta parte da saúde, o que resta é a dúvida de se há qualquer tipo de relação ao Dia Internacional da Mulher, que é sustentado em contexto histórico e social. E realmente não há nenhuma associação sobre isso. O Dia do Homem não existe para comparar lutas. Embora valha a reflexão vinda deles mesmo.

“Não faço ideia porque existe Dia do Homem, mas é importante a gente pensar como o homem se comporta dentro da nossa sociedade, e também é levado a se comportar desse jeito. No fundo, devemos é mesmo comemorar o dia da humanidade. Acredito que essas datas servem de alguma forma para trazer reflexões, seja para o homem ou para a sociedade como um todo”, pontua o engenheiro Thiago Flores, 32 anos.

“Sinceramente, acho que o Dia do Homem, principalmente por estar vinculado à saúde, é desnecessário ser em julho, visto que temos todo o movimento do Novembro Azul. É diferente do Dia da Mulher, que está relacionado com um acontecimento específico e ao mesmo tempo tem o Outubro Rosa, que são apelos distintos. Ao meu ver, todas as datas comemorativas acabam sendo muito direcionadas a questões comerciais e perdem sua real intencionalidade. E, por fim, sinto que ao falar Dia do Homem, vincula-se à ideia de Dia da Mulher. E convenhamos, em uma sociedade machista, não faz sentido essa correlação”, diz o naturólogo Gustavo Tanus, 32 anos.

“Qualquer campanha de conscientização é válida, independente do público alvo. Claro que se existisse um fato que marcasse, isso traria mais sentido à definição da data. Mas de qualquer forma, o importante é o incentivo e a atenção que agora tem sido dada a esse público. Eu mesmo sou um exemplo de homem que vai pouco ao médico. Mas não é por falta de informação, mas sim de priorização”, reflete o analista Rafael Simões.

Portanto, no final das contas, independente do mês, o Dia do Homem é mais do que uma comemoração, é um lembrete muito importante: cuide da saúde! Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário