Com meta de imunizar 8 milhões de animais, vacinação tem início em MS

Chegou a hora da vacina

Com a meta de imunizar 8 milhões de bovinos e bubalinos, o calendário de vacinação contra a febre aftosa foi aberto em Mato Grosso do Sul. Iniciado ontem, o período para vacinar o gado segue até o dia 30 deste mês nas regiões de fronteira e planalto do Estado. Na região do Pantanal, o prazo se encerra em 15 de dezembro.

As informações são do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

De acordo com o governo, o objetivo é vacinar aproximadamente 8 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade nas regiões do planalto e de fronteira e na região do pantanal, de mamando a caducando, do rebanho de produtores que optaram pela vacinação na etapa de novembro.

Mato Grosso do Sul é livre de aftosa com vacinação desde 2008 no pantanal e planalto e, desde 2011, na fronteira. Para manter o status, reconhecido pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) é necessário uma ação contínua, conforme nota o édico veterinário do Sistema Famasul, Horácio Tinoco.

“Os produtores rurais precisam continuar o trabalho de prevenção para manter o status reconhecido pela OIE e abrir portas para que a nossa carne bovina conquiste espaço cada vez maior no mercado internacional”, enfatiza o veterinário.

O registro das vacinas devem ser realizados até dia 15 de dezembro nas regiões de fronteira e planalto e até dia 30 de dezembro na região do Pantanal. O produtor rural deve fazer esse registro no site da Iagro (clique aqui), ou em casos específicos, nos escritórios locais da agência. Campo Grande News

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged , .

Deixe um comentário