A vacina finalmente chegou e, existem vários questionamentos e dúvidas que a rondam, um deles é quanto ao tempo que leva para estar imunizado. o infectologista Tiago Rodrigues, que explicou como funciona a CoronaVac, vacina que vem sendo aplicada nos brasileiros.
“A eficácia da vacina encontrada nos estudos só é estabelecida, após 15 dias da segunda dose”, aponta o infectologista.
Tiago conta que a CoronaVac trata-se do vírus da covid-19, inativado, ou seja, incapaz de se multiplicar e gerar a doença.
“Ao injetar esse vírus inativado através da vacina, o sistema imune reconhece e é estimulado a elaborar uma defesa contra esse vírus. Com essa defesa montada, quando o indivíduo tiver contato com o vírus da doença, o seu sistema imune estará preparado para lidar com ele”, afirma.
De acordo com o especialista, para ter o sistema imunológico ativo o indivíduo precisa tomar as duas doses da CoronaVac e aguardar a janela de 15 dias, nos quais o sistema defesa é montando e os anticorpos criados.
O infectologista pondera que uma pequena parcela dos vacinados, poderá ser infectada de forma leve. “A intenção primordial das vacinas é evitar as formas graves da doença e principalmente as mortes”, argumenta. Ainda não foi documentado nenhum caso de morte, após contrair Covid-19 em pessoas com esquema vacinal completo.
Depois de vacinada, a pessoa deve manter os cuidados de autoproteção, pois existe a possibilidade de se infectar de forma leve e até imperceptível, o que a torna um transmissor para outras pessoas.
“Se algumas dessas pessoas com as quais tiver contanto não estiverem vacinadas, podem ter a forma grave da doença”, coloca.
ReporterMT