MS tem três premiados em concurso nacional que valoriza quem atua no fortalecimento da primeira infância

Programa Criança Feliz

Visitadores do Programa Criança Feliz em Mato Grosso do Sul, que no Estado é gerenciado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), foram premiados no concurso nacional promovido pelas fundações Maria Cecilia Souto Vidigal e Bernard van Leer. Juliana Maciel dos Santos – visitadora de Corumbá, Kelrem Aparecida Gonçalves da Cruz – visitadora de Pedro Gomes e Valter Moreira – visitador de Campo Grande estiveram entre os 100 vencedores do prêmio anunciado na última semana.

O Prêmio Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia nasceu com o propósito de identificar e valorizar iniciativas de profissionais que atuam no fortalecimento da primeira infância dentro dos programas e políticas públicas de visitação domiciliar no Brasil, conforme descrevem os organizadores.

De Pedro Gomes, a visitadora Kelrem destaca o período de adaptação pelo qual o programa passou em 2020. “O Programa Criança Feliz teve que se adaptar. Continuamos atendendo as famílias, mas agora em tempos de pandemia as visitas foram trocadas por conteúdo e atenção virtual que se tornaram parceiras de todos nós visitadores. Desta forma, nós visitadores do programa, continuamos acompanhando e orientando as famílias para garantir o desenvolvimento das crianças, mantendo os vínculos familiares e também para que as crianças continuem recebendo a estimulação necessária para a construção de habilidades essências”.

“Nos engajamos no sentido de estarmos com as famílias pelas tecnologias. Enviamos semanalmente diversas atividades pedagógicas e os responsáveis aplicam os métodos com as crianças. O retorno foi bem positivo. Usamos esses recursos e sempre pedindo uma avaliação de como poderíamos melhorar nosso trabalho. Estamos cumprindo nossa missão com esse trabalho que reestrutura famílias e favorece as pessoas que mais necessitam”, pontua o visitador Valter de Campo Grande.

“Nessa pandemia tudo mudou de repente, mas soubemos nos adaptar. Atendimento remoto hoje é uma realidade, mas temos saudades de ver os sorrisos das crianças. É muito gratificante ver a execução das atividades que enviamos, sempre com o apoio de nossa supervisora. Estou muito feliz com esse prêmio e que possamos crescer ainda mais. Que essa pandemia passe para a gente voltar a estar perto de nossas crianças”, relata a visitadora Juliana de Corumbá.

A coordenadora estadual do programa, Alessandra Neri, salienta que o Programa Criança Feliz Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) se consolidou como maior programa de visitação domiciliar para o desenvolvimento infantil do mundo. “Vejo a premiação como uma forma de reconhecimento por todo trabalho desempenhado por essas equipes durante o período de pandemia e também como uma forma de valorizar e divulgar as boas práticas das equipes. Em nome dos profissionais vencedores estendo aqui meus agradecimentos a todos visitadores, supervisores, coordenadores e a nossa equipe Estadual. Para o ano de 2021, espero que o programa continue avançando como uma política pública de primeira infância, garantindo a promoção do fortalecimento do vínculo familiar e o desenvolvimento infantil, assegurando a redução das desigualdades sociais e gerando um futuro com maior oportunidade para nossas crianças”, finaliza.

Dúvidas em relação ao programa podem ser esclarecidas na coordenação estadual via e-mail criancafelizms@sedhast.ms.gov.br ou ainda pelo telefone (67) 3318-4131.

Leomar Alves Rosa – Sedhast

Foto capa: Mauro Vieira – Secretaria Especial do Desenvolvimento Social

Fotos internas: divulgação

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .