Em fiscalização com drone e GPS, Polícia Militar de Costa Rica, município distante 326 quilômetros de Campo Grande, autuou na manhã desta terça-feira, o dono de uma propriedade rural, por realizar desmatamento ilegal de 3 hectares de uma área nativa remanescente de sua propriedade.
O desmatamento não tinha a devida licença ambiental e foi descoberto através de imagens de satélites e a caracterização do uso atual do solo e aferição da área foram feitas através de drone e GPS. O desmatamento já aconteceu tem algum tempo, pois a área já estava com plantio de pastagem e criação de bovino.
Por já estar desmata a muito tempo, a madeira já havia sido retirada, havendo apenas restos de galhadas em leiras no local. As atividades no local foram interditadas. O proprietário das terras é de Araçatuba, em São Paulo e a propriedade fica próximo a divida do município de Cassilândia.
O infrator foi autuado administrativamente por supressão vegetal e multado em R$ 3 mil. Também terá que responder por crime ambiental, com pena de três a seis meses de detenção. É necessário que o infrator apresente um Plano de Recuperação da área degradada e alterada, junto ao órgão ambiental estadual.