O Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) autuou as empresas Viação Motta, Viação São Luiz e Nobre Turismo por negar passagens gratuitas para idosos. As operadoras usam desculpa de que benefício só é previsto para viagens em ônibus convencionais.
Na Viação Motta, os fiscais receberam a informação que, apesar de a empresa fazer ligação diária com a cidade paranaense de Londrina, ou seja, oito vezes por semana, em apenas uma delas (aos sábados) há possibilidade de liberação da passagem. Inclusive, só há disponibilidade de vaga para o dia 11 de janeiro.
A mesma empresa possui linhas em dois horários diários para Araçatuba, no interior de São Paulo, entretanto só libera o benefício aos sábados e, ainda assim, com a próxima vaga só em 14 de dezembro.
Na Viação São Luiz, que mantem o serviço uma vez por dia de segunda a sexta-feira e duas vezes aos sábados, os idosos também só podem viajar aos sábados, com a próxima vaga em 14 de dezembro. Segundo o Procon/MS, o mesmo ocorre no trajeto Campo Grande/Goiânia, que possui 21 linhas semanais mantidas, mas só três oferecem a gratuidade.
A Nobre Turismo, que faz a ligação entre Campo Grande e Rio Verde (GO) duas vezes por dia durante toda a semana, foi autuada por oferecer vagas apenas uma vez por dia. No caso, não há disponibilidade do benefício em menos de 30 dias.Top Midia News