O Dia das Crianças deve movimentar 8,73% a mais de volume de vendas do que em igual data do ano passado, o que equivale a R$ 10,3 bilhões, de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Neste ano, 73% dos consumidores ouvidos planejam adquirir presentes.
A média de gastos previstos para este ano é de R$ 198,79, valor 5,97% maior do que o estimado no ano passado. Cerca de 33% planejam comprar dois presentes, enquanto 25% devem comprar um. Os produtos mais procurados são bonecos (45%), roupas e calçados (33%), jogos de tabuleiro (26%) e carrinhos e aviões de brinquedo (18%).
Apesar de medidas recentes como a liberação de recursos do FGTS terem potencial de estimular positivamente o comércio, a pesquisa indica que 39% dos entrevistados esperam gastar a mesma quantia em relação ao ano passado. Outros 24% devem gastar menos e 21% têm intenção de desembolsar mais.
O principal motivo para o recuo no consumo de quem pretende gastar menos deve-se ao orçamento apertado (33%), enquanto 28% desejam economizar, 15% têm intenção de pagar dívidas em atraso e 13% se veem impossibilitados de comprar por estarem desempregados. Fonte: Notícias Minuto.