Vereador licenciado e diretor-presidente da Fundação de Turismo na prefeitura de Corumbá, Antonio Rufo Sant’anna Vinagre (PR), 39 anos, é acusado de violência doméstica. Os Boletins de Ocorrência foram registrados pela ex-esposa, com relato de ameaça e de divulgar fotos íntimas nas redes sociais, inclusive, ele teria chegado a enviar uma fotografia dela para os familiares.
Em janeiro de 2019, ela aproveitou uma viagem de Antonio para retirar seus pertences da casa. A mulher relata que “Antonio é uma pessoa influente politicamente na cidade de Corumbá/MS, tendo em vista, ser vereador naquela comarca, razão pela qual a vítima optou por registrar a ocorrência nesta cidade de Campo Grande”.
Na ocasião do registro do Boletim de Ocorrência, ela contou que pela primeira vez formalizou as denúncias e solicitou medidas protetivas. No dia 25 de fevereiro, um novo registro de violência doméstica (ameaça) foi feito contra o vereador licenciado.
A mulher relata que estava saindo da academia, na Rua 13 de Junho, em Corumbá, quando o ex-marido, conduzindo sua caminhonete S-10, jogou o veículo em sua direção. Ela conseguiu se esquivar indo para a calçada. Por telefone, a vítima pediu ajuda. A pessoa foi até ao local para levá-la de carro para a casa.
À Polícia Civil, ela disse que a caminhonete seguiu seu carro e tentou emparelhar por três vezes. Nesta data, a mulher já havia requerido a suspensão da medida protetiva.
O mesmo Boletim de Ocorrência recebeu complemento informando que Antonio, qualificado como autor, compareceu à delegacia espontaneamente, em companhia do advogado, para prestar esclarecimentos. A Delegacia da Mulher de Corumbá informou que o caso está sob sigilo.
A Justiça suspendeu o direito dele visitar os filhos, conforme divulgado no dia 20 de março no Diário Oficial do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Foi agendada uma audiência e a Justiça informa que o autor pode ser representado exclusivamente pelo advogado diante do contexto envolver “violência doméstica”.
Empresário, Antonio Rufo Sant’anna Vinagre foi eleito vereador em 2016 com 933 votos, na coligação Por Amor a Corumbá. Ele não declarou patrimônio à Justiça Eleitoral. A reportagem não conseguiu contato com o vereador e nem com sua defesa.
De acordo com a prefeitura de Corumbá, o fato surpreendeu a administração municipal, que ainda não foi comunicada oficialmente pela Justiça de nenhum ato cometido pelo referido diretor-presidente.