No 4° trimestre de 2018, Mato Grosso do Sul contava com 1,3 milhão de pessoas empregadas, número 6,73% maior se comparado ao mesmo trimestre de 2014, que registrou 1,2 milhão. Conforme o PNAD Contínua, o Estado fica atrás somente do Distrito Federal, que registrou alta de 10,39% no período.
A pesquisa destaca o comércio, como o setor que mais cresceu e concentrou o maior número de postos de trabalho, com 265 mil pessoas empregadas. A administração pública também ganha destaque no levantamento, com 250 mil postos ocupados. Já os empregos formais gerados são maioria, com 526 mil para o setor privado e 148 mil no setor público.
O titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, afirma que os resultados são acompanhados com otimismo pelo governo de MS. “Além de melhorarmos no índice de pessoal ocupado, também tivemos a redução da taxa de desocupação. Enquanto no nacional os valores permanecem na casa dos 11%, no Estado essa taxa caiu para 7%, a terceira menor do país, de acordo com o PNAD Continua”. Midiamax