Para o 2º turno das Eleições 2018, que acontece no próximo domingo (28), 1.897 militares das Forças Armadas, irão participar da operações de Garantia da Votação e Apuração (GVA). Todos estarão distribuídos por 62 localidades dos estados do MT e MS, como nas fronteiras de Corumbá com a Bolívia e Ponta Porã, com o Paraguai. Só aqui no Estado, a GVA terá 4 localidades de apoio logístico.
A medida, conforme as Forças Armadas (FA), segue solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A operação teve início na última quinta-feira (25). Além da segurança, os militares atuarão em apoio ao transporte de urnas eletrônicas neste segundo turno.
Nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Comando Conjunto Oeste, formado pelo Comando Militar do Oeste (Exército Brasileiro), o Comando do 6º Distrito Naval (Marinha do Brasil) e a ALA 5 (Força Aérea Brasileira), terá como foco, assegurar o livre exercício do voto, mantendo a normalidade no dia do pleito e garantindo a apuração dos resultados nas localidades solicitadas.
Na oportunidade, será prestado o apoio logístico no transporte de urnas eletrônicas e servidores do TSE para os locais de votação de difícil acesso.
O apoio das Forças Armadas às Eleições 2018 se dá de forma legal, com os amparos da Constituição Federal de 1988, do Código Eleitoral, da Lei Eleitoral e da Lei Complementar nº 97, Decreto nº 9.379, de 21 de maio de 2018, entre outras legislações vigentes, contribuindo mais uma vez, para o fortalecimento da democracia em nosso País. Midiamax