Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14) aponta 2% dos entrevistados declaram que mudaram o voto por causa do atentado contra Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, ocorrido em 6 de setembro, em Juiz de Fora (MG).
- Datafolha: Bolsonaro, 26%; Ciro, 13%; Haddad, 13%; Alckmin, 9%; Marina, 8%
Nos dias 13 e 14 de setembro, o instituto ouviu 2.820 eleitores em 197 municípios. Foram feitas três perguntas sobre o atentado: sobre o grau de conhecimento dos eleitores sobre o atentado, a influência do atentado no voto para presidente e a comoção pelo atentado.
De acordo com os dados, 96% dos eleitores disseram que ficaram sabendo do atentado em que Adélio Bispo de Oliveira feriu o candidato com uma facada no abdômen. Na última semana, Bolsonaro precisou passar por duas cirurgias e atualmente se encontra na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, sem previsão de alta.
Dos eleitores que souberam sobre o atentado, 43% afirmaram que estão bem informados, 40% disseram que estão mais ou menos informados e 13% deles afirmaram que estão mal informados sobre o assunto.
Ainda segundo o Datafolha, 39% dos eleitores disseram que se sentiram muito comovidos com o atentado. Outros 33% afirmaram que ficaram um pouco comovidos, 26%, que não ficaram nada comovidos, e 2% disseram que não sabem.
Grau de conhecimento
Pergunta: “Você tomou conhecimento do atentado que o candidato Jair Bolsonaro sofreu na quinta-feira passada em Juiz de Fora enquanto fazia ato de campanha?”
- Tomou conhecimento: 96%
- Não tomou conhecimento: 4%
Pergunta feita para quem respondeu que tomou conhecimento: “Você diria que está bem informado, mais ou menos informado ou mal informado sobre esse assunto?”
- Está bem informado: 43%
- Está mais ou menos informado: 40%
- Está mal informado: 13%
Influência do atentado
Pergunta: “O atentado contra o candidato Jair Bolsonaro teve influência ou não na escolha do seu candidato para presidente da República nas eleições deste ano?”
- Não mudou o voto / Não teve influência: 98%
- Mudou o voto: 2%
Comoção pelo atentado
Pergunta: “Você se sentiu muito, um pouco ou nada comovido com o atentado a Jair Bolsonaro?”
- Se sentiu muito comovido: 39%
- Um pouco comovido: 33%
- Nada comovido: 26%
- Não sabe: 2% G1