Idoso de 73 anos que reagiu a assalto no final da noite ontem, no Jardim Imá, em Campo Grande, teve o dedo mindinho da mão direita amputado. Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, ele sofreu cortes profundos nas duas mãos, com todos os outros dedos atingidos. Na manhã desta segunda-feira, a vítima está na ala da ortopedia aguardando cirurgia.
Conforme noticiado, o homem relatou à polícia que dormia na varanda da residência, localizada na Rua Brasília, quando por volta das 23 horas foi surpreendido por um desconhecido que pulou o muro e correu pelo quintal armado com uma faca, indo em sua direção. A vítima reagiu e entrou em luta corporal com o ladrão, ficando gravemente ferida.
O comerciante Amantino Zvichir, de 74 anos, que é amigo e vizinho do idoso há mais de dez anos, disse que tomava banho quando ouviu barulhos estranhos vindos da casa ao lado. Ao sair para verificar o que estava acontecendo, encontrou o idoso na rua com bastante sangramento, e telefonou para o filho, que fez o transporte até a Santa Casa.
A vítima mora sozinho e tinha costume de dormir na varanda. A suspeita é de que o criminoso tenha pulado o muro da residência para ter acesso ao mercado que fica na esquina. O proprietário do estabelecimento, José Carlos, de 49 anos, disse que ao chegar nesta manhã encontrou a porta dos fundos danificadas, produtos no chão.
Ele não deu falta de dinheiro, mas acredita que o ladrão tenha invadido a loja e furtado apenas mercadorias. O criminoso pode ter passado pela casa da vítima momentos antes ou depois do furto. As câmeras de segurança do mercado registraram imagens que podem auxiliar na identificação do bandido. A polícia vai analisar as gravações. Correio do Estado