Um homem sofreu um infarto e morreu durante uma prova de pedestrianismo neste domingo (22), em Guarujá, no litoral de São Paulo. Normando dos Santos, de 43 anos, chegou a ser socorrido por equipes do Resgate do Corpo de Bombeiros, após se sentir mal durante a prova.
Segundo o Secretário de Esportes de Guarujá, José Roberto Galvão, a situação aconteceu em um trecho do “Desafio do Dragão”, que tem percurso de 10 quilômetros, no bairro Enseada. Santos sentiu-se mal e desmaiou, na altura do Km 9, em frente a um posto dos bombeiros.
Uma equipe do Resgate prestou os primeiros socorros e, em seguida, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) auxiliaram no atendimento. Ele foi levado ao Hospital Santo Amaro, mas não resistiu. A Prefeitura de Guarujá lamentou o ocorrido e disse estar prestando o apoio necessário à família do atleta. A esposa e a filha dele também participavam da prova.
O organizador da prova, Eduardo Silva, responsável pela empresa Educa Guarujá Esporte Fitness, também lamentou o ocorrido e afirma que a organização e as equipes de emergência prestaram socorro ao participante da prova. “Ele estava com um grupo de colegas de trabalho e já tinha participado de outras corridas. Infelizmente, foi uma fatalidade”, diz.
Ainda de acordo com o a assessoria de imprensa do Hospital Santo Amaro, o paciente já tinha histórico de cardiopatia. Na última semana, nas redes sociais, Santos fez publicações demonstrando entusiasmo com a prova, inclusive mostrando o tempo em que reproduziu o percurso durante treinos. G1