Seis caminhões-tanque carregados com querosene de avião (QAV) chegaram ao Aeroporto de Brasília, na tarde deste sábado (26), afirmou a Inframérica – empresa que administra o Terminal. Entretanto, os combustíveis ainda não podem ser usados e serão testados para avaliar se ainda estão aptos o abastecimento das aeronaves. Carretas foram escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ao todo, 240 mil litros foram entregues, 60 mil em cada veículo. Porém, a quantidade é suficiente para encher apenas 5% das reservas de combustível do terminal. Enquanto o combustível não estiver apto para uso, a Inframérica as medidas de “atenção” continuam: apenas aeronaves com capacidade de decolar podem pousar no aeroporto.
Desde terça-feira (22), o Aeroporto de Brasília está sem abastecimento regular de combustível. E na sexta (25), o estoque de querosene acabou. Até então, o último caminhão-tanque que abasteceu o aeroporto tinha chegado na quinta (24), por volta das 15h.
De acordo com a Inframérica, normalmente cerca de 20 caminhões abastecem o aeroporto por dia. Eles calculam que desde o bloqueio dos veículos nas estradas, “a defasagem no abastecimento chega a 100 caminhões”.
Escolta
No começo da tarde, dois dos seis caminhões-tanque foram escoltados pela Força Nacional com destino ao Aeroporto de Brasília. As carretas estavam na BR-040. Os veículos foram liberados após duas horas de negociação entre Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e caminhoneiros.
De acordo com a PRF, outros quatro caminhões estão parados próximos ao quilômetro 10 de Valparaíso (GO). Eles foram identificados e as negociações para a liberação começaram.
Consequências do desabastecimento
Desde que o estoque do aeroporto esgotou, a Inframérica informou que apenas aeronaves “capacidade para decolar, sem a necessidade de abastecer no Terminal”, poderiam pousar na cidade.
Com isso, 40 vôos foram cancelados neste sábado – 31 decolagens e 9 pousos. Na sexta-feira, 49 voos foram cancelados no Aeroporto de Brasília. Além disso, 25 voos atrasaram. Os dados dos voos cancelados, entre pousos e decolagens, estão disponíveis e atualizados no site do aeroporto.