A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, nesta quinta-feira (3), o primeiro caso de gripe, em Três Lagoas. O novo boletim epidemiológico aponta que um homem foi diagnosticado com o vírus Influenza A não subtipado e ainda está em tratamento, em uma unidade de Saúde da cidade. O nome e a idade não foram revelados pela pasta.
O paciente apresentou sintomas da doença no mês de abril e o resultado do exame laboratorial constatou que ele estava com o vírus da gripe. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o morador iniciou de imediato o tratamento.
Neste ano, três casos suspeitos de H1N1 foram registrados no município e todos tiveram resultados negativos nos exames, conforme o órgão. Em Mato Grosso do Sul, 214 casos da Influenza foram notificados, sendo que 153 em Campo Grande. Quatro pessoas morreram vítimas da gripe, no estado.
Campanha
A campanha contra a gripe começou no dia 23 de abril, em todos os postos de saúde de Três Lagoas. Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar ao menos 23 mil pessoas até o dia 1º de junho, quando a campanha encerra. O Dia “D” da mobilização ocorrerá em 12 de maio.
A campanha será em três etapas. Serão vacinadas apenas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Estão incluídas nesses grupos crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes em qualquer mês de gravidez; puérperas (mulheres em recuperação após o parto), professores, idosos acima de 60 anos.