O presidente da Fifa, Gianni Infantino, propôs a realização de um torneio que na prática seria uma Minicopa do Mundo, com a participação de oito seleções, a cada dois anos, além do tradicional Mundial realizado de quatro em quatro anos.
O torneio, conhecido como “Final 8”, seria a fase decisiva de uma Liga de Nações, projeto que faz parte de um plano ambicioso para reformar o calendário das seleções de futebol, e a Fifa acredita que teria valor de 25 bilhões de dólares em um ciclo de 12 anos.
Em uma carta vista pela Reuters, Infantino disse que um grupo não identificado de investidores propôs investir 25 bilhões de dólares para obter os direitos sobre o torneio, que aconteceria em outubro e/ou novembro a cada ano ímpar começando em 2021.
A carta não indica claramente quantas vagas seriam destinadas a cada uma das confederações. A nova competição aconteceria paralelamente aos torneios internacionais de seleções já existentes, como Eurocopa, Copa América, Copa Africana de Nações, além das eliminatórias para a Copa do Mundo.
A Copa das Confederações, atualmente realizada a cada quatro anos no ano anterior à Copa do Mundo, seria abolida. Folha Press