As principais montadoras do Brasil têm alertado para golpes envolvendo a oferta de veículos zero quilômetro com preço abaixo do mercado.
A maioria tem uma história parecida:
começa com anúncios em classificados na internet ou em jornais de veículos mais baratos que os das concessionárias;
ao responder o contato da vítima, o suposto vendedor diz que é funcionário ou ex-funcionário da fabricante e que está vendendo o veículo mais barato porque o recebeu como indenização ou tem direito a desconto;
a vítima é orientada pelo golpista a depositar o valor em uma conta bancária e, no fim, não recebe nada.
À EPTV, um homem de Monte Mor (SP) relatou que teve um prejuízo de R$ 9,4 mil, ao tentar comprar uma moto da marca Honda.
A montadora tem, desde 2016, um comunicado na página de abertura de seu site em que diz que recebeu denúncias de fraude pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e pelas redes sociais. E que identificou anúncios falsos de venda de veículos da marca “com valores bem abaixo da tabela de mercado”.
“Nesses anúncios, divulgados em sites de ofertas e classificados de jornais, os estelionatários se passam por atuais e ex-funcionários da Honda”, diz o alerta da fabricante.
Avisos semelhantes são encontrados na páginas das principais montadoras no Brasil.
Elas informam que não vendem veículos por meio de funcionários e que toda a negociação, venda e entrega é feita pela rede de concessionárias autorizadas. E aconselham os clientes a irem pessoalmente à loja antes de fechar a compra.
Variações da história
A Toyota e a Ford dizem que esse tipo de golpe vem sendo aplicado em várias regiões do país.
Durante a negociação, os estelionatários usam logomarca das empresas para enviar supostos registros da compra por e-mail e informam o número de um falso serviço de atendimento ao consumidor da marca, para confirmar a história.
O esquema tem variações: em certos casos, o golpista primeiro pede que seja depositada uma parcela do valor do veículo para “reservá-lo”.
“Induzem o consumidor a adquirir o veículo como sendo um negócio ‘imperdível’, bastando, para garantir a reserva, que seja realizado depósito ou transferência eletrônica de aproximadamente 10% do valor total do bem”, diz o alerta da Toyota.
A Chevrolet informa que não está publicando nenhum anúncio de jornal com o título “Quer comprar um carro?”, oferecendo automóveis Prisma com desconto especial de funcionários.
Outros golpes
A Chevrolet alerta também para outro tipo de golpe “clássico”: o envio de falsas ofertas por e-mail com arquivos que precisam ser executados ou baixados.
A marca diz que “não envia e-mails para seus clientes com links para download de arquivos com o objetivo de participar de alguma promoção”. E dá exemplos de e-mails de fraudadores.
Um dos e-mails falsos avisa o suposto cliente sobre um reembolso e oferece um link falso para download do “comprovante”. Outro fala sobre uma “pesquisa sigilosa”.
“Não responda às perguntas e tampouco realize qualquer compra através da internet com a promessa de reembolso com depósito em sua conta”, diz a montadora.
Sites falsos das marcas
Desde 2016, a Fiat alerta para sites falsos envolvendo o nome da marca, “com o objetivo de aplicação de um possível golpe e obtenção de vantagens indevidas”.
Segundo a montadora, foram identificados 3 sites fraudulentos: http://grupofiat.com, http://consorciofiatgrupo.com.br e www.fiatgrupo.com.br
De acordo com a Fiat, os falsos sites oferecem planos de consórcios de automóveis e imóveis como se fossem, de fato, produtos oferecidos pela marca, “o que não corresponde à verdade”.
A Mercedes-Benz colocou um aviso que abre antes mesmo de a página oficial da marca carregar, afirmando que a o site é o único autorizado a fornecer informações sobre veículos da montadora no Brasil e que eles são comercializados exclusivamente pela rede de concessionários da marca. G1