A turista de 26 anos que perdeu o braço direito após ser atropelada por um banana-boat em Guarujá, no litoral de São Paulo, no último domingo (1°), continua internada recebendo cuidados intensivos. Uma amiga que estava na praia com a jovem no momento do acidente conversou com o G1, na tarde desta terça-feira (3), e contou detalhes sobre o ocorrido. De acordo com ela, a jovem está extremamente abalada com o que aconteceu.
Segundo a confeiteria Raissa Dantas, de 27 anos, a jovem, identificada como Thais Souza Machado, moradora de Campinas, no interior do estado, ainda não conseguiu aceitar o acidente e o fato de ter perdido o braço. “Ela é uma moça vaidosa, que já passou por muita coisa na vida em relação à saúde. Agora, terá mais uma batalha pela frente. É complicado. A aceitação não está sendo fácil, mas ela agradece por estar viva”, conta.
De acordo com ela, a vítima estava consciente durante o ocorrido e se lembra de todos os detalhes do atropelamento. Ela acredita que o acidente foi causado pela imprudência do condutor, pois não havia como ele não ter visto seu marido, que estava de pé na prancha de standup que foi atingida. O condutor da embarcação acabou detido pela autoridade marítima.
O caso
O acidente aconteceu em uma região conhecida como Canto do Tortuga, na praia da Enseada. Segundo informações do sargento Farias, do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a jovem estava com o namorado, fora da área de arrebentação das ondas, quando ambos foram surpreendidos pelo barco, que rebocava uma boia.
A vítima foi socorrida pelo namorado e por outros banhistas, que perceberam que ela já estava sem o braço, até a praia. Um ambulante que trabalha na praia da Enseada, também testemunhou o acidente e contou para a polícia que viu o braço boiando no mar depois que ela teve o membro amputadoUma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) a encaminhou até o Hospital Santo Amaro. A unidade de saúde confirmou a amputação do braço direito, que não poderá ser reimplantado. Ela foi submetida a exame de tomografia e, depois, encaminhada para o centro cirúrgico. Ela respondeu bem à medicação e está com boa cicatrização.
O condutor do bote Os Alemão III foi detido para prestar esclarecimentos. A embarcação foi apreendida pela autoridade marinha e rebocava uma boia conhecida por “banana boat”, que transporta passageiros. A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) foi acionada e abriu inquérito para apurar o que aconteceu.
Por meio de nota, a Banana da Enseada afirma que lamenta o acidente envolvendo uma das embarcações da empresa. “Estamos acompanhando o atendimento médico da vítima e disponibilizando toda informação que for solicitada pelas autoridades responsáveis, incluindo o depoimento do marinheiro”, declarou. G1