Plantio de milho safrinha em MS está praticamente concluído

Safra 2016/17 obteve produção de 9,8 milhões de toneladas – Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado

O plantio do milho 2ª safra ou “Safrinha” em Mato Grosso do Sul atingiu 95,7% da área estimada pelos produtores e a região com maior avanço na atividade foi a sul.

A informação divulgada pela Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS) revela ainda que a estimativa para o atual ciclo é de um volume de 9,4 milhões de toneladas e produtividade de 85 sacas por hectare.

As informações são monitoradas pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio de MS (Siga/MS), apontando ainda que a região sul do Estado apresenta a maior área plantada, em torno de 94,1%, enquanto a região centro está com 89,4% e a região norte com 89,3 %. A estimativa de área plantada total, acompanhada pelo projeto SIGA, é de aproximadamente 1.601.025 hectares.

SAFRA 2016/2017

Segundo a Unidade Técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), em comparação aos dados da safra de milho anterior (2016/17), até o momento a área permaneceu no mesmo patamar que é 1,8 milhão de hectares.

Caso este número se confirme, pode acontecer uma redução de 3,8% em relação à expectativa do volume de produção de grãos que chegou a 9,8 milhões de toneladas no ciclo anterior, contra 9,4 milhões projetados para a safra atual.

CENÁRIO NACIONAL

No último relatório de acompanhamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi publicado que o milho de segunda safra terá uma redução de 5,9% na área plantada (719 mil hectares). Com a diminuição a estimativa na produção também é prevista uma retração de 7,8% em relação ao ciclo anterior que obteve 62,16 milhões de toneladas colhidas.

Aprodução total estimada, para a safra 2017/18, indica um volume de 226 milhões de toneladas, 466,3 mil toneladas superior ao levantamento passado, resultado do avanço da colheita da soja que tem confirmado boas produtividades. Apesar desse resultado ser 4,9% menor que o da última safra, o Brasil deve colher a segunda maior safra da história.

A soja e o milho permanecem como principais culturas produzidas no país. A produção da soja está estimada em 113 milhões de toneladas, enquanto o milho deverá ter uma produção de 87,3 milhões de toneladas, distribuído entre primeira (25,1 milhões de toneladas) e segunda safras (62,2 milhões de toneladas). Correio do Estado

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário