A Voepass divulgou a lista com os nomes dos passageiros e tripulantes que estavam no avião que caiu na tarde desta sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave tinha saído de Cascavel em direção à Guarulhos.
Conforme a empresa, havia 61 pessoas na aeronave: 57 passageiros e 4 tripulantes. Segundo a prefeitura de Vinhedo, não há sobreviventes.
Confira a lista:
- ROSANGELA SOUZA
- ELIANE ANDRADE FREIRE
- LUCIANI CAVALCANTI
- JOSE FER
- DENILDA ACORDI
- MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA
- JOSE CLOVES ARRUDA
- NELVIO JOSE HUBNER
- GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA
- RONALDO CAVALIERE
- SILVIA CRISTINA OSAKI
- WLISSES OLIVEIRA
- HIALES CARPINE FODRA
- DANIELA SCHULZ FODRA
- REGICLAUDIO FREITAS
- SIMONE MIRIAN RIZENTAL
- JOSGLEIDYS GONZALEZ
- MARIA PARRA
- IOSLAN PEREZ
- MAURO BEDIN
- ROSANGELAMARIA DEOLIVEIRA
- ANTONIO DEOCLIDES ZINU JUNIOR
- KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
- MAURO SGUARIZI
- LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
- MARIA VALDE TEBARTNIK
- RENATO BARTNIK
- HADASSA MARIA DASILVA
- RAPHAEL BOHNE
- RENATO LIMA
- RAFAEL ALVES
- LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO
- ADRIELLE COSTA
- LAIANA VASATTA
- ANA CAROLINE REDIVO
- JOSE CARLOS COPETTI
- ANDRE MICHEL
- SARAH SELLALANGER
- EDILSON HOBOLD
- RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS
- LIZIBBA DOS SANTOS
- PAULO ALVES
- PEDRO GUSSO DO NASCIMENTO
- ROSANA SANTOS XAVIER
- THIAGO ALMEIDA PAULA
- ADRIANA SANTOS
- DEONIR SECCO
- ALIPIO SANTOS NETO
- RAQUEL RIBEIRO MOREIRA
- ADRIANO DALUCA BUENO
- MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR
- DIOGO AVILA
- LUCIANO TRINDADE ALVES
- ISABELLA SANTANA POZZUOLI
- TIAGO AZEVEDO
- MARIANA BELIM
- ARIANNE RISSO
- DEBORA SOPER AVILA (tripulante)
- RUBIA SILVA DE LIMA (tripulante)
- HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA (tripulante)
- DANILO SANTOS ROMANO (piloto)
Quem eram as vítimas?
A advogada Laiana Vasatta estava no avião que caiu em Vinhedo e atuava na área do Direito Aéreo, conforme suas publicações no Instagram. Laiana era mulher de Fábio Bigolin, filho de Selvino Bigolin, que tinha ações do Grupo Bigolin. O grupo atuou em Campo Grande, mas encerrou as atividades em 2021 por falência.
Fábio conseguiu adiantar seu voo e Rodrigo Bigolin, seu irmão, não conseguiu embarcar no mesmo avião que Laiana. A advogada também é filha do ex-vereador de Cascavel, Jaime Vasatta, e sobrinha do atual presidente do legislativo de Santa Helena (PR).
Dentre as vítimas também está uma fisioterapeuta formada pela Uniderp de Campo Grande em 2001. Kharine Pessoa Zini é segunda vítima identificada que tem alguma relação com Mato Grosso do Sul. A fisioterapeuta era natural do Paraná, mas veio ao Estado para se especializa.
Durante sua passagem por Campo Grande, ela atuou na Santa Casa e no Procardio e, após sua graduação, retornou para o estado onde nasceu. Ela era especialista em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Cárdio-Respiratória.
O marido de Kharine, Antonio Deoclides Zini, também estava no voo. Ele era presidente do Grupo Pra Frente Brasil, que tem uma filial em Campo Grande.
A queda
A Prefeitura de Vinhedo confirmou que não há sobreviventes da queda do avião da Voepass. O avião saiu de Cascavel, no interior de Paraná, com destino a Guarulhos. Entretanto, acabou caindo em Vinhedo, próximo à região de Campinas. O modelo é o avião ATR-72 e comporta até 68 passageiros.
Alguns passageiros não conseguiram embarcar no Paraná. A companhia retificou a informação que eram 62 pessoas a bordo. Na verdade, eram 57 passageiros e 4 tripulantes – 61 ao todo. A Voepass ainda não divulgou a lista de vítimas.
O radar mostra que o veículo perdeu 4 km de altitude em menos de 2 minutos. Os vídeos que circulam na internet mostram a aeronave caindo em espiral, antes de atingir o solo e iniciar o incêndio. O turboélice caiu no bairro residencial de Capela.
Veja o momento da queda e a mobilização dos moradores:
A aeronave despencou quase quatro mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma.
Fabricado em 2010, o avião estava com situação regular na Anac. Em nota, a agência afirmou que monitora a prestação de atendimento às vítimas e aos familiares. As famílias de passageiros podem contatar companhia aérea por telefone.
Em nota, a Voepass disponibilizou o número 0800 9419712 para dar informações a parentes de passageiros ou colaboradores. O serviço funciona ininterruptamente, segundo a companhia.
Além disso, um gabinete de crise foi montado no Aeroporto de Guarulhos. Em nota, a Polícia Federal informou que foi acionada para ocorrência e disse que agentes estão no local do acidente.
Fábio Oruê / Midiamax