Cerca de 80 funcionários da Padaria Sabina, uma das mais tradicionais de Sorocaba (SP), tiveram uma notícia inesperada quando chegaram para trabalhar nesta terça-feira (2), primeiro dia útil do ano: o estabelecimento havia fechado as portas sem avisar ninguém.
Algumas pessoas receberam mensagem pelo WhatsApp com a notícia, mas a maioria só ficou sabendo da demissão quando chegou ao local, no Jardim Santa Rosália, e deu de cara com as portas fechadas.
Um aviso fixado no vidro da padaria comunicava o encerramento das atividades e pedia para os funcionários comparecerem a um salão de eventos na sexta-feira (5), às 15h, com a carteira de trabalho.
As pessoas demitidas ficaram inconformadas com a maneira como tudo aconteceu. Para o padeiro Luis Roberto Pelle, que trabalhava na unidade há 20 anos e chegou ao local às 3h10, foi chocante.
“Eu sabia que alguma coisa ia acontecer, a gente tava vendo que a padaria estava ruim de perna, não pagava ninguém, mas não pensava que eles iam fazer isso com a gente, que pelo menos tinham consideração com a gente. Eu trabalhei Natal, Ano Novo, ralei pra caramba aqui e não recebi vale e nem salário”, afirma.
Dentro do estabelecimento, as prateleiras ainda estão cheias. A padaria funcionou normalmente até o fim de 2017, o que fez com que o fechamento pegasse os funcionários de surpresa. A caixa Elisabete de Fátima Silva passou mal quando soube da demissão.
Descaso
A supervisora Maria Aparecida Medeiros, que trabalhava na padaria há 11 anos, conta que o descaso começou quando a empresa deixou de pagar o vale e a participação nos lucros referente a 2016, além de não ter entregue cesta básica aos funcionários no fim do ano.
“A gente merecia que fosse feita uma reunião com os funcionários mais velhos de casa para dizer o que estava acontecendo realmente com a empresa. Não chegar hoje aqui e ser pego de surpresa. Foi uma grande traição da parte dos diretores da empresa”, lamenta.
Em busca de informações, os trabalhadores ligaram para os gerentes da unidade, que não atenderam.
A TV TEM também tentou entrar em contato com três gerentes e um dos donos da padaria, mas não obteve retorno. A página da empresa no Facebook foi deletada no fim da manhã desta terça-feira.
Apesar de fundada na década de 1980, a atual sede da Padaria Sabina só surgiu em 1996, quando a antiga unidade ficou pequena para o crescente público.
Além de salgados e doces, o estabelecimento servia almoço no restaurante Sabina Gourmet e sopa durante a noite. Também eram realizadas recepções fechadas no local, como casamentos, batizados, chás de bebês e cozinha, eventos de empresariais, e aniversários. G1