Nesta segunda-feira (26/06) uma ampla região de alta pressão – associada à tempo seco – deve dominar as condições de tempo no Brasil. Além disso, as projeções indicam temperaturas acima da média para o período.
O amanhecer na região sul e sudeste, deve ter registros entre os 12 e 15°C, que são temperaturas amenas, mas acima da média histórica. E com a forte presença do sol no período da tarde, os registros devem superar os 30°C.
Mas os avisos em relação à este tempo mais seco, vão para o centro-oeste e região do MATOPIBA. Algumas áreas devem ter temperaturas máximas acima dos 35°C com índices de umidade abaixo dos 20% nos horários mais críticos. Essa condição pode agravar a situação hídrica de algumas lavouras entre o leste do Mato Grosso até o sul do Maranhão.
Ainda nesta segunda, uma frente fria deve se formar sobre o Uruguai e algumas instabilidades isoladas e pontuais podem atravessar a fronteira. Entretanto, espera-se que este sistema avance de forma mais expressiva entre terça e quarta.
Veja o mapa e a previsão por região na sequência
Região Norte O tempo tem uma divisão entre o norte e o sul da região. As chuvas ficam concentradas no extremo norte do Amazonas, norte do Pará, Roraima e Amapá. Mesmo assim, as instabilidades ocorrem de forma irregular e passageira. Já na metade sul – sobretudo no sul do Pará e Tocantins – o tempo seco e quente será a regra para esta segunda.
Região Nordeste Os ventos de leste, soprando em toda a costa do nordeste, trazem uma grande quantidade de umidade oceânica para a região, mantendo as condições de chuvas em setores desde o litoral sul da Bahia até o norte do Rio Grande do Norte. Essas chuvas mais recorrentes mantêm uma boa disponibilidade de umidade no solo para as lavouras de cana-de-açúcar. Porém, o tempo seco no interior da região, vem limitando o potencial produtivo das lavouras no oeste da Bahia até o sul do Maranhão e sul do Piauí.
Região Centro-Oeste Os alertas na região vão para os baixíssimos índices de umidade previstos para uma ampla área do centro-oeste. setores desde o norte do Mato Grosso do Sul, toda a metade leste do Mato Grosso, até o norte de Goiás, devem registrar índices perto ou abaixo dos 20% de umidade relativa do ar. Condição que, combinada com as temperaturas mais elevadas, aceleram a perda de umidade do solo, aumentando a restrição hídrica das lavouras.
Região Sudeste A atuação de uma região de alta pressão, garante o tempo firme em praticamente todos os setores da região. A exceção vale para o nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, mesmo assim as chuvas devem ser fracas e irregulares – com volumes variando abaixo dos 5 mm. Outro destaque vai para a amplitude térmica – grande variação entre a menor e maior temperatura do dia – que devem variar entre os 15°C de mínima e 30°C de máxima.
Região Sul O amanhecer terá temperaturas amenas – isto é – na casa dos 12 a 15°C na maioria das regiões, o que são valores acima da média para o período. Além disso, a atuação de uma região de alta pressão inibe a formação das nuvens carregadas em praticamente todos os setores. Apenas o sudeste do Rio Grande do Sul tem chances para chuva na segunda metade do dia, devido à formação de uma frente fria de fraca intensidade no Uruguai. Os termômetros no período da tarde, devem atingir marcas perto dos 25 a 28°C, que também são valores acima da média para o período.
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*
BATANEWS/AGROLINK/SEANE LENNON