Corrente que incentiva a publicar foto de WhatsApp nas redes sociais facilita a ação de golpistas

Informações pessoais são usadas por criminosos para aplicar golpes – REUTERS/Dado Ruvic/File Pho

Uma nova corrente do Twitter acendeu o alerta de especialistas em segurança digital. Nela, usuários são incentivados a publicar a foto que usam de perfil no WhatsApp, o que facilita a ação de criminosos e golpistas online.

Embora muitos na rede social tratem a thread como brincadeira e publiquem fotos falsas e engraçadas, outros parecem levar a sério e divulgar imagens verdadeiras.

A prática facilita a ação de golpistas do Pix, que criam perfis no WhatsApp e pedem dinheiro para parentes e outros contatos, apenas com nome e foto corretas de alguém.

‘Cita este Tweet com tua Foto de perfil do WhatsApp’ isso mesmo vai mostrando a foto do WhatsApp aí para eu salvar e usar para mandar mensagem pros seus parentes fingindo que sou você que mudou de número e pedir PIX de mil reais pra elespic.twitter.com/3MYzBUg4wU

No golpe, geralmente o criminoso diz que trocou de número e pede dinheiro para algum tipo de pagamento — como desculpa, geralmente afirma que o celular ficou na assistência técnica, o que o deixou sem acesso a apps bancários.

Segundo dados da Serase Experian, foram registradas 284.198 mil tentativas de fraude de identidade no Brasil apenas em janeiro.

Com dicas de nome e fotos, a ação pode ser feita de forma mais facilitada. Além disso, a prática de expor de forma tão fácil informações pessoais em redes sociais pode contribuir para outras práticas criminosas.

‘Quando falamos de segurança da informação, o fator humano é decisivo, e ao analisar esses dados, percebemos que os próprios usuários podem acabar contribuindo para o aumento dos crimes digitais’, afirma Henrique Schneider, executivo da Netfive, empresa especializada em segurança da informação.

Para quem acha que apenas uma foto não é o bastante, é importante saber que um criminoso pode cruzar informações publicadas em redes sociais com dados vazados ou adquiridos ilegalmente, o que pode tornar o golpe mais difícil de identificar.

‘Por isso, é necessário ampliar o conhecimento da população sobre como se proteger na internet’, completa Schneider.

Para evitar golpes do tipo, é importante esconder o máximo possível de informações públicas que facilitem a identificação, como nomes de parentes, datas de aniversário e número de celular.

No WhtsApp, por exemplo, é possível ocultar a foto de perfil para quem não é um contato cadastrado. Basta acessar Configurações > Privacidade > Foto de perfil e escolher a opção ‘Meus contatos’. É possível incluir contatos que não podem ver a foto, ou escolher ‘Ninguém’.

Trancar a conta em redes sociais como Twitter e Facebook também impede que pessoas que não são seguidoras acessem informações.

Também é importante desconfiar de qualquer pedido de dinheiro em redes sociais, mesmo de pessoas que se dizem parentes.

LEIA ABAIXO: Oculte a foto de perfil e o Status do WhatsApp para ter mais privacidade

Aprenda como esconder a foto de usuários e o recado (aquela frase embaixo do nome no perfil), como deixar de exibir o Status para algum contato e como desabilitar a indicação de ‘visto por último’ (que informa quando você ficou online pela última vez). Siga o passo a passo para se proteger informações pessoais

Em celulares com sistema operacional Android (todos os modelos que não são iPhone), clique nos três pontinhos que estão no canto superior direito na tela onde são exibidas as conversas para acessar o menu do seu perfil

Logo embaixo da foto de perfil estará a opção conta. Clique para abrir mais algumas opções de ajustes

Na página seguinte, clique em privacidade

Nesta tela, clique sobre cada um dos itens exibidos para decidir quem poderá ter acesso às informações pessoais do seu perfil

O indicado é deixar marcada a opção contatos, assim amigos e familiares que estão registrados na sua agenda do celular continuarão tendo acesso ao seu perfil e aos seus dados normalmente, mas pessoas desconhecidas serão barradas. Se preferir uma medida mais radical, escolha a opção ninguém

No caso do Status, aquela função semelhante ao Stories do Instagram, é possível selecionar algumas pessoas para não terem acesso ao conteúdo publicado. Basta clicar na opção meus contatos exceto e selecionar na lista de contatos quem ficará bloqueado

O passo a passo é praticamente o mesmo em iPhones. Clique no ícone das configurações no pé da tela do WhatsApp e em seguida entre em conta

Na tela seguinte, clique em privacidade, o primeiro item da lista do menu

Em seguida, decida quem poderá ver sua foto do perfil, o recado, os Status e a informação de ‘visto por último’

R7 / Tecnologia e Ciência | Filipe Siqueira, do R7

Compartilhe:
Posted in Noticias.