Um homem de 54 anos foi preso em flagrante, na tarde de terça-feira (1), carneando um capivara na cidade de Aparecida do Taboado, a 457 quilômetros de distância de Campo Grande. Um equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) ouviu o disparo da arma de fogo e encontraram o caçador.
Um morador do bairro Vilas Boas havia acionado a polícia após ver o animal na região, entretanto, quando a polícia chegou ao local ele havia informado que a capivara havia ido embora. No caminho para o quartel, ouviram o tiram em uma área da mata, encontrando o caçador tirando o couro do bicho pendurado em uma árvore
A equipe realizou buscas e encontrou uma arma de fogo do tipo rifle calibre 22, carregado com duas munições intactas e uma faca, nas imediações de uma residência de onde ouviram o som. O homem assumiu ter abatido a capivara com a arma e a PMA acredita que o disparo ouvido seria o infrator tentando matar mais capivara.
A capivara, a arma e munições que não possuíam documento e a faca utilizados no crime foram apreendidos. O infrator, proprietário e residente no imóvel, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil do município, onde foi autuado em flagrante e saiu depois de pagar fiança de R$ 1.280,00. Ele responderá pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, com pena de dois a quatro anos de reclusão.
Pelo crime ambiental de matar animal da fauna silvestre, o infrator poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção. Ele ainda foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 500.