Outubro Rosa prevenção de câncer de mama é um ato de amor

Outubro Rosa prevenção de câncer de mama é um ato de amor

Enfermeira especialista em oncologia Eduarda Santa Rosa Carrijo reforça a importância da prevenção de câncer de mama

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada anualmente, tendo como objetivo principal conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso, a enfermeira Eduarda Santa Rosa Carrijo, pós-graduada e mestrando em oncologia, reforça às mulheres de Costa Rica e região a importância do autoexame da mama e realizar os exames de prevenção da mama (mamografia e utrassom da mama).

Dados da Instituto Nacional de Câncer(INCA) aponta o total de 66.280 novos casos no Brasil, bem como o total de 18.295 mortes registradas, conforme estatísticas de 2019. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
Segundo Eduarda, a idade é um dos fatores de risco mais importantes. “Também temos outros fatores como obesidade, consumo de bebida alcoólica, tabagismo, uso de contraceptivo hormonais, reposição hormonais pós menopausa, histórico de câncer de ovário na família”, explicou.

Para se prevenir é importante praticar atividade física, manter peso corporal saudável, evitar consumo de bebida alcoólica e amamentar seu bebê o máximo possível proteção contra câncer de mama. Este tipo de câncer pode ser percebido na fase inicial na maioria dos casos, por sintomas como nódulos e caroço nas mamas.

“Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor, pele da mama avermelhada, alteração do bico do peito (mamilo), aparecimento de pequenos nódulos nas axilas ou pescoço, saída de liquido anormal pelo mamilo, todos esses sintomas devem sempre ser investigado por um medico para que seja  avaliado o risco de ser tratar de câncer de mama”, explica.

A profissional da Saúde pontua ainda o direto regularizado por lei para todos os  pacientes com um diagnosticado de câncer de mama, devera procurar a secretaria da saúde do seu município para ser encaminhado para o hospital de referência do município ou para DRS do seu estado(Diretoria de Regualação em Saúde).

Considerando a Lei nº 12.401, de 28 de abril de 2011, que altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); Considerando a Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que dispõe sobre o primeiro tratamento de paciente com neoplasia maligna comprovada e estabelece prazo para seu início.

Além da necessidade de orientar e coordenar a ação conjunta das Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios para atender, diagnosticar e iniciar o tratamento de paciente diagnosticado com neoplasia maligna no prazo máximo de 60 (sessenta) dias.

“O diagnóstico precoce pode salvar a sua vida. Cuide-se e faça o autoexame”.

FONTE: MS TODO DIA

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .