Está acontecendo hoje (20) no auditório da UEMS, em Campo Grande, o Fórum de Gestores e Dirigentes Públicos Municipais de Cultura de Mato Grosso do Sul. E Cassilândia está sendo representada por Sandro César, diretor de Cultura, departamento ligado à Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes, Lazer e Meio Ambiente.
O evento tem como objetivo a integração dos municípios junto ao Sistema Estadual de Cultura, além de apresentar a nova estrutura da Secretaria de Cidadania e Cultura de MS, bem como fornecer cursos e oficinas para integrar os 79 municípios com os editais públicos e as ações da Cultura do Estado.
O Secretário de Infraestrutura do Estado, Eduardo Riedel, na abertura do Forúm de Gestores e Dirigentes Públicos Municipais de Cultura do Mato Grosso do Sul. Foto: Sandro César.
Retomada do Prosimc
Outro objetivo do Fórum é a retomada do Prosimc, que é o projeto de apoio à estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura, e a integração das políticas públicas estaduais com os municípios, ou seja, abrir um canal de comunicação do Estado com os municípios.
“Está ação do governo vem para fomentar a cultura no estado e para conhecermos todos os projetos feitos pela fundação”, explicou Sandro César, diretor de Cultura de Cassilândia.
O Prosinc foi criado em 2015, na época da antiga Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), para orientar os gestores públicos, conselheiros de cultura, representantes de entidades culturais e demais agentes culturais dos municípios sul-mato-grossenses, no planejamento e elaboração dos elementos constitutivos dos Sistemas Municipais de Cultura, além de estimular alianças de cooperação entre os municípios sul-mato-grossenses, buscando o desenvolvimento cultural do Estado.
O intuito é estabelecer um processo de discussão coletiva nos municípios, entre gestores públicos, agentes culturais, artistas, conselhos e formas de cultura, e todas as pessoas interessadas no desenvolvimento integral do Estado. Os municípios que aderirem ao Prosimc terão apoio técnico na estruturação do Sistema Municipal de Cultura, participando de seminários e oficinas técnicas que a Secic vai preparar para apoiá-los e orientá-los.
“Estamos aqui para ouvir sobre como será a retomada deste projeto”, disse Sandro César.
Marcelo Louleiro, um dos maiores violeiros do Brasil, fez uma apresentação no Forúm.
Na ocasião, o diretor de cultura se encontrou com a deputada estadual Mara Caseiro, líder do governo na Assembleia Legislativa (ALEMS). Participaram do evento também o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o secretário de Cidadania e Cultura do Estado, João César Mattogrosso e o diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Gustavo Cegonha.
“Nós criamos esse fórum com o intuito de estreitar as relações entre a Fundação de Cultura e os gestores municipais dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A ideia é promover parcerias cada vez mais sólidas para atender as demandas do setor cultural e fortalecer a presença do Governo MS nas pautas do segmento em todo o Estado”, pontuou João César Mattogrosso. Fonte/Agência: Jornal Cassilândia