Setembro começa nesta quarta-feira (1º) com a previsão de aumentar as temperaturas em Mato Grosso do Sul. Meteorologistas apontam que será um mês com temperaturas acima da média, principalmente na região pantaneira. As chuvas ficarão abaixo do normal na região norte do Estado.
Conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), será um mês de temperaturas acima da média devido a permanência de massas de ar seco e quente. As condições do tempo devem favorecer a ocorrência de queimadas e incêndios florestais.
A coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima), Valesca Fernandes, reforça que as temperaturas médias para o mês de setembro, ficarão acima do normal, principalmente na região norte da região pantaneira. Enquanto a região norte será afetada pelo calor, as condições serão diferentes na região sul. O Centro aponta que haverá chuvas acima do normal no sul de MS.
“Segundo os modelos do Inmet, as chuvas devem ficar abaixo (20-60mm) da normal na porção norte do estado, exceto no sul do estado que há probabilidade de ficar acima (100-130 mm) da normal”, destaca Fernandes.
Contudo, as chuvas devem chegar com mais intensidade a partir da segunda semana do mês. Conforme o Cemtec, para a primeira semana de setembro há probabilidade de chuva fraca com acumulados de chuva de até 10 mm para a porção extremo sul da região sudoeste devido a atuação de frente fria.
“Uma segunda frente fria no período entre 7 a 15 de setembro pode trazer chuva mais abrangente, com acumulados que podem variar de 5-20mm na maior parte do estado”, informou. Midiamax