Casal que adotou, maltratou e “devolveu” pagará R$ 250 mil a “ex-filhos”
Casal que adotou grupo de quatro irmãos e perdeu a guarda quatro anos depois, após denúncias de maus-tratos, terá de indenizar os “ex-filhos” em R$ 250 mil. Além disso, pagará pensão alimentícia de dois salários-mínimos às meninas, que ainda são crianças.
As reparações foram pleiteadas pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. Conforme a defensora pública Elisiane Cristina Boço do Rosário, o casal responsável pela adoção dos irmãos fez o Cadastro Nacional de Adoção e, após ser habilitado, escolheu dotar o grupo.
As crianças estavam em abrigo de Bataguassu – cidade a 310 km de Campo Grande – desde 2013, por negligência e maus-tratos por parte da família biológica. Em dezembro de 2016, foi concedida aos pais adotivos a guarda provisória, mas anos depois, descobriu-se que os irmãos continuavam sendo maltratados.
“O que parecia um desfecho feliz revelou-se um novo episódio de sofrimento para os irmãos. Em 12 de agosto de 2020, eles foram novamente acolhidos por serem vítimas de maus-tratos devido a castigos excessivos dados pelo pai, como agressões físicas, xingamentos e atos de negligência parental”, relata a defensora.
O homem foi denunciado criminalmente por lesão corporal e ameaça contra as filhas, porque as agrediu com socos e facão.
Os irmãos foram levados novamente para abrigo e os pais expressaram formalmente que não tinham o desejo de reaver os filhos. Por isso, em 15 de outubro de 2021, foi proposta a destituição do poder familiar do casal. “Desde a infância, os autores enfrentam violência, negligência e violações, primeiro pela família biológica e, posteriormente, pelos adotantes que prometeram uma nova vida, mas os submeteram a novas violações de direitos”, também argumentou Elisiane Rosário no pedido de indenização.
Para ela, o casal teve postura no mínimo irresponsável e causou novos traumas às crianças, devido ao abandono e rejeição, “privando os irmãos da chance de serem adotados por uma família preparada para a paternidade e maternidade responsáveis”.
O processo resultou em um acordo de pensão e indenização. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
Servidores do INSS em MS aderem à greve nacional
Servidores da Previdência Social em Mato Grosso do Sul aderiram à greve nacional, no fim da noite desta quinta-feira (18), em meio a negociações por recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.
A informação foi confirmada pelo diretor do Sintsep (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), Roosevelt Lunas, após a assembleia entre os servidores que perdurou até às 22h.
“A possibilidade de parar os trabalhos foi colocada em votação e houve a deflagração da greve no Estado. Já tem servidores paralisados desde o dia 10, conforme o início do movimento nacional”, explicou.
Os trabalhadores pedem o reconhecimento da carreira do seguro social como Carreira Estratégica (típica de estado); alteração do nível de ingresso para técnico do seguro social para nível superior; cumprimento do acordo de greve de 2022; manutenção do teletrabalho, diante das intenções do presidente do INSS de extinguir essa modalidade e incorporação da GAE (Gratificação de Atividade Executiva).
No entanto, a greve não deve paralisar os atendimentos das agências já nesta sexta-feira (19). “Houve a deflagração mas não quer dizer que tudo deva parar de imediato. A Previdência está remanejando profissionais para agências afetadas pela greve. No Estado, ainda iremos definir o comando de greve por meio de eleição. E na próxima terça-feira (23), definir como faremos um ato público”, discorreu Roosevelt.
Conforme noticiado, a decisão pela greve foi tomada durante uma plenária nacional realizada no último sábado (13), com a participação de mais de 120 representantes de 14 sindicatos estaduais e opositores.
Por meio de nota à imprensa, o INSS afirmou à Agência Brasil que, até o momento, “[…] não tem informação de agência fechada em relação a atendimento ao segurado” e segue com todos os canais remotos em funcionamento. O órgão informa que o segurado pode acessar normalmente o aplicativo ou o site Meu INSS e ligar para a Central Telefônica 135, que funciona das 7h às 22h. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
Silvio Santos é Internado com H1N1 em São Paulo
O apresentador Silvio Santos, de 93 anos, está internado em um hospital de São Paulo com H1N1. A informação foi confirmada pelo SBT na manhã desta quinta-feira (18).
“O SBT informa que Silvio Santos está com H1N1. Ele está sendo medicado no hospital e está bem. Agradecemos o carinho de todos”, declarou a emissora.
O SBT não divulgou o nome do hospital onde Silvio Santos está internado nem a previsão de alta. As filhas do apresentador ainda não comentaram nas redes sociais sobre o estado de saúde do pai, que está afastado da TV desde setembro de 2022.
Em 2021, Silvio Santos esteve internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, após ser diagnosticado com Covid-19.
Fonte: MS Todo Dia
Homem cai em golpe e perde cerca de 10 mil em Cassilândia
Um homem de 41 anos foi vítima de um golpe bancário, na manhã desta segunda-feira (15), em Cassilândia.
A vítima relatou à polícia que no sábado (13), por volta das 9h48, recebeu uma mensagem via WhatsApp. A mensagem era de uma pessoa que se identificou como gerente da central de cancelamento de cartão, investimentos e consignados.
Por mensagem, a “gerente” informou a vítima que havia um cartão ativo em seu nome em um banco, que precisava ser cancelado para evitar cobranças indevidas.
Além disso, mencionou que havia uma dívida de R$ 14 mil no nome dele e que, para cancelar essa dívida, que teria sido gerada por erro bancário, ele deveria realizar um procedimento que incluía devolver R$ 10 mil, e o banco reembolsaria a quantia de R$ 3.685,00.
Confiando na orientação, o homem recebeu o valor de R$ 3.685,00 e transferiu R$ 10.000,00 via PIX para um CNPJ. A esposa dele, desconfiando da situação, pediu para que o homem consultasse uma amiga advogada.
Ao analisar a transferência bancária, a advogada entrou em contato com o banco e foi informada que um empréstimo havia sido realizado em nome da vítima e transferido para a conta citada.
Constatado o golpe, o homem foi orientado a registrar um boletim de ocorrência na delegacia para as devidas providências. O caso foi registrado como estelionato.
Fonte: MS Todo Dia
Mulher cai em golpe do falso bancário e perde quase 20 mil em Cassilândia
Uma mulher de 34 anos foi vítima de um golpe bancário na tarde desta segunda-feira (15) em Cassilândia. Ela perdeu quase R$ 20 mil.
De acordo com o relato da vítima à polícia, ela recebeu uma ligação, supostamente do banco onde possui uma conta bancária. Durante a ligação, informaram que terceiros haviam tentado acessar a conta dela e que seria necessário atualizar a chave de segurança para impedir tal acesso.
Confiando na orientação, ela realizou os procedimentos de atualização solicitados. Posteriormente, recebeu outro contato, relatando que haviam sido feitas três transações na conta e que seria necessário uma nova atualização para proteção bancária.
Neste momento, a mulher começou a suspeitar e desligou o telefone, percebendo que poderia se tratar de um golpe.
Ao contatar o gerente, foi confirmado que quatro transferências via PIX, totalizando R$ 19.990,00, haviam sido realizadas sem sua autorização. Mesmo após desligar a ligação, os golpistas ainda tentaram contato via WhatsApp, insistindo na necessidade de atualização e proteção bancária.
A mulher, ciente de que havia caído em um golpe, procurou a delegacia para registrar a ocorrência e tomar as medidas necessárias. O caso foi registrado como estelionato.
Fonte: MS Todo Dia
Duas pessoas caem no golpe do “Falso Atendente Bancário” e perdem quase R$30 mil em Cassilândia
O golpe do “Falso Atendente Bancário” onde criminosos entra em contato se passando pelo seu banco ou qualquer outra empresa e te induzem a transferir dinheiro ou fornecer informações pessoais, está cada vez fazendo mais vítimas em nossa região, e dessa vez dois morador de Cassilândia perderam quase R$30 mil ao caírem no golpe.
Primeiro Caso
Na manhã da última segunda-feira (15), um homem de 41 anos procurou a Delegacia de Polícia de Cassilândia, relatando que no sábado (13), por volta das 9h48, recebeu uma mensagem via WhatsApp.
A mensagem era de uma pessoa que se identificou como gerente da central de cancelamento de cartão, investimentos e consignados. Por mensagem, a “gerente” informou à vítima que havia um cartão ativo em seu nome em um banco, que precisava ser cancelado para evitar cobranças indevidas.
Além disso, mencionou que havia uma dívida de R$ 14 mil no nome dele e que, para cancelar essa dívida, que teria sido gerada por erro bancário, ele deveria realizar um procedimento que incluía devolver R$ 10 mil, e o banco reembolsaria a quantia de R$ 3.685,00.Confiando na orientação, o homem recebeu o valor de R$ 3.685,00 e transferiu R$ 10.000,00 via PIX para um CNPJ.
A esposa da vítima, desconfiando da situação, pediu para que o homem consultasse uma amiga advogada e ao analisar a transferência bancária, a advogada entrou em contato com o banco e foi informada que um empréstimo havia sido realizado em nome da vítima e transferido para a conta citada.
Constatado o golpe, o homem foi orientado a registrar um boletim de ocorrência na delegacia para as devidas providências. O caso foi registrado como estelionato
Segundo Caso
Uma mulher de 34 anos de procurou a Delegacia de Polícia Civil de Cassilândia relando que havia caído um golpe bancário e perdeu quase R$ 20 mil.
De acordo com o relato da vítima à polícia, ela recebeu uma ligação, supostamente do banco onde possui uma conta bancária. Durante a ligação, informaram que terceiros haviam tentado acessar a conta dela e que seria necessário atualizar a chave de segurança para impedir tal acesso. Confiando na orientação, ela realizou os procedimentos de atualização solicitados.
Posteriormente, recebeu outro contato, relatando que haviam sido feitas três transações na conta e que seria necessário uma nova atualização para proteção bancária.
Neste momento, a mulher começou a suspeitar e desligou o telefone, percebendo que poderia se tratar de um golpe.
Ao contatar o gerente do banco onde ela possui conta, foi confirmado que foram realizadas quatro transferências via PIX, totalizando R$ 19.990,00, sem sua autorização. Mesmo após desligar a ligação, os golpistas ainda tentaram contato via WhatsApp, insistindo na necessidade de atualização e proteção bancária.
A mulher, ciente de que havia caído em um golpe, procurou a delegacia para registrar a ocorrência e tomar as medidas necessárias. O caso foi registrado como estelionato. O Correio News