
Cirurgia – ilustrativa. (Reprodução)
Com a participação de 188 hospitais, o maior mutirão de cirurgias da história do SUS ocorre neste final de semana por meio do Ministério da Saúde. O objetivo da ação é desafogar a demanda reprimida por procedimentos, reduzindo o tempo de espera em diferentes áreas.
Ao todo, devem ocorrer 11,5 mil atendimentos em todo o Brasil, mais de 700 deles em Mato Grosso do Sul – como cirurgias, exames e consultas. Assim, as áreas incluem gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia, além de plásticas reparadoras.
Outros procedimentos também serão oferecidos, como consultas especializadas e exames, bem como ultrassonografias, tomografias, endoscopias, ressonâncias magnéticas e consultas especializadas.
Mutirão
O mutirão acontecerá ao longo deste sábado (13) e domingo (14) para pacientes do SUS previamente agendados. Além disso, somente as 100 Santas Casas de Misericórdia e outros hospitais filantrópicos realizarão cerca de 9 mil cirurgias.
Além de Mato Grosso do Sul, unidades localizadas em Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins também estão envolvidas. Entre as cirurgias oferecidas estão: bariátrica por videolaparoscopia, colecistostomia, plástica abdominal, hernioplastias e vasectomia.
Hospitais federais e universitários
Já os hospitais universitários da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), ligada ao Ministério da Educação, realizam, neste sábado, a terceira edição do Mutirão no Dia E – Ebserh em Ação. Junto aos institutos e hospitais federais, a rede ofertará 40,7 mil exames em todos os estados brasileiros.
Midiamax






