
Odair e Tuty, coordenadores da campanha em Cassilândia
A campanha de castração de cães e gatos em Cassilândia, uma iniciativa do Governo do Estado, alcançou um sucesso notável, com a garantia de, no mínimo, 500 castrações. Inicialmente previstas 400 vagas, a doutora Rafaela confirmou mais 50, elevando o total. O evento está agendado para os dias 26, 27 e 28 de agosto. Com mais de 422 inscrições preliminares, e considerando que um CPF pode cadastrar mais de um animal (média de dois), estima-se que mais de 800 animais foram registrados, batendo recordes em programas estaduais.
Próximos Passos para os Cadastrados: A etapa final para os inscritos é o agendamento no site do Sigpet. A partir da 00h01 de segunda-feira, dia 25 de agosto, o site será liberado. Os tutores devem acessar o portal com a senha e CPF criados durante a inscrição, clicar no botão “agendar” que aparecerá debaixo de cada animal cadastrado. Sem esse agendamento, o animal não entrará na lista de contemplados. A lista dos contemplados será recebida pela organização na segunda-feira, e a equipe entrará em contato com os selecionados após o almoço do mesmo dia, orientando sobre o jejum necessário para o animal e o local da castração. A seleção dos contemplados seguirá o critério de “os 500 primeiros”, mas haverá cortes para animais muito idosos que não podem ser submetidos ao procedimento.
Local e Procedimento: As castrações ocorrerão na Praça São José, no estacionamento em frente à prefeitura. Um ônibus especializado será utilizado, equipado para realizar cerca de 150 castrações por dia. A equipe será composta por múltiplos veterinários, com estimativa chegar a até 15 profissionais. O procedimento é rápido, levando cerca de 4 minutos para gatos, com os animais já sendo sedados em uma espécie de “linha de produção”. Cães receberão um pré-sedamento antes de entrar no ônibus.
Informações e Dúvidas: A vigilância Municipal terá uma equipe de plantão de domingo para segunda-feira para auxiliar nos agendamentos, pois espera-se que o sistema seja instantâneo. Para dúvidas, os interessados podem entrar em contato com Odair pelo telefone (67) 98148-6151 ou com a Vigilância pelo (67) 9200-1380. É crucial que quem ainda não fez o pré-cadastro procure a vigilância hoje à tarde, pois na segunda-feira a equipe estará focada na organização logística e não poderá realizar novos cadastros. Importante ressaltar que a idade mínima para castração de cachorrinhas é acima de 6 meses.
Cassilândia Notícias