Chapadão do Sul: Morre o pioneiro Stefan Duch

Faleceu ontem na cidade de Apucarana, PR, aos 93 anos, o pioneiro de Chapadão do Sul, senhor Stefan Duh.

Stefan Duch estava morando em Guarapuava e faleceu por causas naturais, às 19 horas desta sexta-feira, 9 de maio. Ele deixa um grande legado de luta e história de superação. Natural da Iuguslávia, região de Suábia, fugiu das consequências da segunda grande guerra mundial, para a Austrália e com a ajuda da Cruz Vermelha chegou ao Brasil, onde em 1.951, na então pequena cidade de Guarapuava (PR).

Naquele município paranaense foi um dos fundadores da Colônia Entre Rios, onde começou sua história de luta e sucesso através da agricultura. Em 1.979 chegou a Chapadão do Sul, quando os gaúchos começaram a colonizar a região. Com sua experiência de emigrante encontrou em Chapadão do Sul a oportunidade de adquirir uma grande área próxima da cidade, a Fazenda Estiva, pertencente até os dias atuais à sua família.

Católico fervoroso, Stefan Duch, ainda em sua fazenda na Colônia Entre Rios, construiu uma capela, onde o seu corpo está sendo velado e será celebrada uma missa de corpo presente. Em Chapadão do Sul foi um dos grandes colaboradores da Paróquia São Pedro, ajudando na construção da Matriz e mais tarde na sua reforma.

O corpo de Stefan Duch será sepultado neste sábado, 10 de maio, em Guarapuava, onde recebe as últimas homenagens e as despedidas de familiares e amigos, a partir das 16 horas, horário de Brasília.

O Correio News e Jovem Sul News

Compartilhe:
Posted in Noticias.