Município inscreveu nove projetos; Mato Grosso do Sul totaliza 509 propostas em áreas como saúde, educação, infraestrutura e sustentabilidade
Cassilândia figura entre os cinco municípios de Mato Grosso do Sul com maior número de projetos inscritos no Novo PAC Seleções 2025, com nove propostas apresentadas à União. O programa do Governo Federal recebeu ao todo 35.119 propostas de 5.537 municípios brasileiros, o que representa 99,4% das cidades do país.
No estado, foram 509 propostas, sendo duas elaboradas pela gestão estadual e outras 507 enviadas pelas prefeituras. Todos os 79 municípios sul-mato-grossenses participaram da seleção. Campo Grande lidera com 20 projetos, seguida por Aquidauana (11), e pelas cidades de Bela Vista, Cassilândia e Corumbá, que aparecem empatadas com nove propostas cada.
As propostas foram encaminhadas por prefeitos e prefeitas entre os dias 24 de fevereiro e 31 de março. Os projetos foram organizados em quatro eixos principais: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; e Cidades Sustentáveis e Resilientes. Em nível nacional, o Novo PAC Seleções 2025 deve investir R$ 49,2 bilhões para fortalecer a infraestrutura e os serviços públicos oferecidos à população.
Entre os principais tipos de investimentos previstos estão equipamentos e unidades para a saúde pública, como UBSs, ambulâncias do Samu e unidades odontológicas móveis; transporte escolar, creches, escolas de educação infantil, espaços esportivos comunitários, além de ações para gestão de resíduos sólidos, drenagem urbana e abastecimento de água.
O objetivo central do programa é promover melhorias na qualidade de vida da população brasileira, com foco no fortalecimento da saúde, da educação, da infraestrutura urbana e da sustentabilidade, contando com a participação direta dos gestores municipais e estaduais na formulação dos projetos.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil