CadÚnico 2025: as mudanças no sistema que é requisito para o Bolsa Família e outros 39 programas

Plataforma do Gov.Br (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Cadastro Único (CadÚnico) ganhou uma nova versão para simplificar o cruzamento de dados e evitar fraudes no sistema. Lançada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), as atualizações já estão disponíveis desde a última segunda-feira, 17.

O CadÚnico é porta de entrada para mais de 40 programas sociais do Governo Federal, sendo o Bolsa Família, o Pé-de-Meia e o BPC (Benefício de Prestação Continuada) os principais deles. Ao todo, são mais de 40 milhões de famílias inscritas, cerca de 94 milhões de pessoas.

O que é o CadÚnico e como se inscrever?

O Cadastro Único (CadÚnico) é um instrumento do governo para reunir informações sobre as famílias de baixa renda. Devem estar cadastradas as famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal ​tota​l. As inscrições no CadÚnico podem ser feitas na unidade do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social mais próxima ou em outro posto de atendimento do município. São cerca de 9,5 mil postos de cadastramento em todo o país. O cadastro é gratuito.

Como consultar o CadÚnico?

É possível ter as informações se a família está cadastrada no CadÚnico pelo site cadunico.dataprev.gov.br ou pelo aplicativo do Cadastro Único.

Quais são as mudanças do CadÚnico em 2025?

O sistema do CadÚnico ganhou uma nova plataforma, que permite o cruzamento de dados online de diferentes bases de dados do Governo Federal e a automatização de processos, agilizando a inserção de informações e a atualização dos dados das famílias.

A principal mudança é que agora o sistema funciona com mais agilidade a partir do CPF da pessoa, facilitando a identificação da veracidade dos dados de quem está se inscrevendo, além de ver se a pessoa tem alguma pendência em seu nome. Com o CPF, também abre a possibilidade de integração com a nova Carteira de Identidade Nacional e outras bases biométricas.

BATANEWS/VEJA

Compartilhe:
Posted in Noticias.